A Teologia Neoliberal e o Conservadorismo Evangélico: Uma análise sobre a discussão do aborto e da condição da criança sem dignidade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35521/unitas.v7i2.953

Resumo

O que assuntos tão distintos tem haver com a economia e a religião? Esta pergunta vai permear o presente apontamento, em apertada síntese, ligando o Neoliberalismo ao grupo conservador evangélico, procurando entender a lógica de seus posicionamentos e como estes grupos pensam e tratam o tema da criança pobre. Tema este que está ligado, como também o aborto, à discussão da sacralidade da vida. É mister perscrutar e investigar as diferenças de posicionamentos quando se trata de temas diferentes, utilizando-se o conceito fundamental congruente e similar, a defesa da vida, mais especificamente da vida do necessitado. Iniciamos um pequena digressão histórica sobre a evolução do Neoliberalismo  e apontando suas convergências com os padrões dos conservadores evangélicos, para, ao fim, analisarmos o discurso da sacralidade da vida por estes grupos na discussão do aborto e da proteção da criança pobre.

Biografia do Autor

Kerlington Pimentel De Freitas, Universidade Metodista de São Paulo - UMESP

Bacharel em  Ciências Policiais e Ordem Pública, na Polícia Militar do Espírito Santo e em Direito na Universidade de Vila Velha-ES. Pós-graduado em Direito Público pela Faculdade de Direito de Vitória-FDV, Escola de Ensino Superior do Ministério Público/ES. MBA em Gestão Executiva no Insper / Havard Business School. Atualmente é Advogado-Sócio no escritório Pimentel de Freitas Advogados, Docente da Pós-Graduação em Segurança de Voo e Direito Aeronáutico da Universidade Anhembi-Morumbi – SP, Mestrando em Ciências das Religiões – UMESP, Doutorando em Direito e Ciências Sociais – Universidade Nacional de Córdoba/AR.

Downloads

Publicado

2019-11-25