DO ATEÍSMO AO NEO-ATEÍSMO: UMA BREVE RETROSPECTIVA HISTÓRICA E SUAS IMPLICAÇÕES NA SOCIEDADE ATUAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35521/unitas.v6i2.915

Resumo

Resumo: É inegável o significativo crescimento do número de pessoas que atualmente se declaram ateias ou agnósticas no mundo. Este fenômeno sociorreligioso tem levado pesquisadores, religiosos ou simplesmente aqueles que se interessam pelo tema a questionar o porquê de tal fato. Destarte, especialistas têm afirmado que boa parte se deve ao desenvolvimento de uma forma de ateísmo beligerante chamado de neo-ateísmo, cuja principal mensagem é marcada pelo incentivo a saída da obscuridade por parte daqueles que hoje questionam a existência de Deus, os chamados ateus, e se opõe a qualquer tipo de crença ou fé. Este artigo se propõe a fazer uma breve retrospectiva histórica do ateísmo e analisar a influência que o neo-ateísmo exerce no crescimento de seus simpatizantes e seguidores hoje.

Biografia do Autor

Marcelo Ferreira Cardoso - UNIDA, Faculdade Unida

Mestre em Liderança pela Andrews University-MI (2014) e está em andamento com um Mestrado em Ciências da Religião, pela Faculdade Unida de Vitória-ES. É pastor da Igreja Adventista do Sétimo Dia e exerce atualmente a função de professor de teologia da área de Teologia Aplicada do Seminário Latino Americano de Teologia do Instituto Adventista Paranaense (IAP).

José Calixto - UNIDA

Possui Mestrado pela Universidade Adventista São Paulo (2002) e Doutorado em Teologia na mesma Instituição. Ademais, fez uma Pós Graduação sistemática, pela UGF, e está em andamento um Mestrado em Ciência da Religião, pela FAculdade Unida de Vitória. Atualmente é ministro do evangelho da Igreja Adventista do Sétimo Dia, em Venda Nova do Imigrante, ES.

Downloads

Publicado

2019-02-05