Paradigmas norteadores da história da educação sexual no Brasil: nas pegadas do higienismo, do conservadorismo religioso e da defesa dos direitos humanos

Autores

  • Vicente Gregorio Sousa Filho Instituto Federal de educação do Maranhão

DOI:

https://doi.org/10.35521/unitas.v7i2.736

Resumo

O artigo tem como propósito discutir a necessidade de registro da escassa historiografia da educação sexual escolar no Brasil ao tempo em que se propõe garimpar a sistematização de uma sinopse histórica da educação sexual no Brasil, na qual ficou evidenciada sua vinculação aos padrões conservadores religiosos e higienistas das igrejas cristãs, dos militares e de educadores com visões limitadas ao patriarcalismo e biologicismo até sua culminância na fase atual marcada pelas lutas por direitos humanos, sexuais e reprodutivos, onde as teorias feministas e os estudos de gênero protagonizam uma nova fase na história da educação sexual escolar brasileira, onde se descortinam o empoderamento de sujeitos sociais para além da heteronormatividade masculina e a luta pela dignidade humana.

Biografia do Autor

Vicente Gregorio Sousa Filho, Instituto Federal de educação do Maranhão

Doutor em Teologia pela Faculdades EST, atuando nas áreas de Teologia, Filosofia, Ciências da religião e Educação.

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Publicado

2019-11-25