LEGISLAÇÃO DO ENSINO RELIGIOSO NA ESCOLA: CURRÍCULO EM VILA VELHA

GILSON MIRANDA FERREIRA

Resumo


O trabalho a seguir trata de uma análise da legislação e do Currículo Escolar de Ensino Religioso no município de Vila Velha. Por meio desta pesquisa intenciona-se propor que a disciplina “Ensino Religioso” pode ser um dos elementos principais na estruturação de uma educação voltada para valores e princípios éticos. A justificativa do estudo está no fato de demonstrar que o componente curricular de Ensino Religioso pode ser usado como possibilidade de redução da violência no ambiente escolar por meio do diálogo inter-religioso e do acatamento da diversidade sendo utilizados com em aulas com alunos à partir de seis anos de idade. No município de Vila Velha, a proposta curricular para Ensino Religioso fundamenta-se em princípios, tais como: valores éticos, sociais, políticos e religiosos, visando integrar os nossos alunos em seu contexto social, proporcionando uma participação efetiva por meio de temas transversais que abordem assuntos concernentes ao cotidiano dos alunos, levando-os a questionar, discutir e opinar sobre temas atuais na sociedade aos estudantes desenvolverem um pensamento crítico. Pretende-se com o estudo mostrar que O currículo escolar de ensino religioso, no município de Vila Velha, em sua proposta pedagógica preconiza desde 2008, o respeito pela diversidade religiosa, cultural e social uma vez que se concebe o educando como um ser singular que se constitui de suas experiências e saberes acumulados a partir dos seus ambientes de convivência.

Palavras chave: Ensino Religioso. Currículo. Vila Velha.


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