GESTÃO DA DIVERSIDADE RELIGIOSA NO AMBIENTE DE TRABALHO: uma ferramenta para evitar a violência por motivos religiosos no âmbito laboral

Autores

  • LUCIANO SILVA IFMG-INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MINAS GERAIS.

DOI:

https://doi.org/10.35521/unitas.v5i3.695

Resumo

Este artigo é um recorte de uma pesquisa em andamento em um Programa de Mestrado em Ciências das Religiões. Neste trabalho é apresentada uma proposta de ferramenta para evitar a violência e a discriminação por motivos religiosos. No primeiro momento faz-se uma abordagem sobre os conflitos no âmbito laboral que podem ter influência da religião. A seguir é tratado o tema religião e liberdade religiosa. Depois são apresentados alguns posicionamentos sobre a violência por motivos religiosos. Por fim é apresentada uma proposta de ferramenta para gestão da diversidade religiosa no ambiente de trabalho, elaborada a partir do documento “Managing Religious Diversity In The Workplace: A Good Practice Guide”, desenvolvido pela ENAR – European Network Against Racism, no ano de 2015. Espera-se com este trabalho contribuir com a construção de ambientes laborais mais saudáveis, com maior respeito pelas diversas crenças religiosas e principalmente com menor violência e discriminação por motivos religiosos.

Biografia do Autor

LUCIANO SILVA, IFMG-INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MINAS GERAIS.

Aluno regular do Programa de Mestrado Profissional em Ciências das Religiões da Faculdade Unida de Vitória. Professor efetivo no Instituto Federal de Minas Gerais. Mestre em engenharia mecânica, na área de energia e sustentabilidade, pela Universidade Federal de Minas Gerais. Especialista em gerenciamento de projetos e segurança do trabalho. Bacharel em engenharia mecânica. Bacharel em direito, advogado.

Downloads

Publicado

2018-05-25