AS CRIANÇAS E SEUS DESAFIOS NO MUNDO ADULTOCÊNTRICO

Autores

  • Katia Antonia Ferreira Rosa Faculdade Unida

DOI:

https://doi.org/10.35521/unitas.v5i3.679

Resumo

Propôs-se aqui observar as práticas docentes quanto ao conhecimento das leis e diretrizes que amparam os direitos das crianças/infâncias. Assim, é preciso compreender a infância como construção histórica e social, pois as várias infâncias nos diversos lugares e espaços passaram a exigir do professor novas lentes de conhecimento. Identificou-se que a instituição religiosa, como espaço de ensino da fé cristã, apropria-se de teóricos consagrados e de leis e diretrizes para nortear os direitos e vozes das crianças. Conclui-se que o lugar da criança está impregnado de várias culturas e espaços e é construído nas diversas relações e interações, pelo reconhecimento de suas concepções históricas e peculiaridades, constituindo-se a criança como sujeito construtor do seu lugar na sociedade.

Biografia do Autor

Katia Antonia Ferreira Rosa, Faculdade Unida

Mestra em Ciências das Religiões, pela Faculdade Unida de Vitória (FUV - ES). Especialista em Psicopedagogia e Gestão/Supervisão Escolar pela Faculdade da Serra (FASE - ES). Especialista em Infância e Educação Inclusiva pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES - ES).  Graduada em Pedagogia (FASE– ES).

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Publicado

2018-05-25