EDUCAÇÃO E RELIGIÃO

Denise de Oliveira Aragão

Resumo


RESUMO

 

O presente artigo esboça um breve panorama sobre os principais períodos da história do Ensino Religioso no Brasil, desde o período Colonial até a idade contemporânea com a aprovação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº 9.475/97; que regulamenta o sistema educacional e propõe um novo modelo de Ensino Religioso nas escolas públicas e também a criação do FONAPER, onde se busca uma nova forma de ministrar o Ensino Religioso de forma a acolher a diversidade cultural religiosa brasileira. Alguns estudos sobre currículo e diversidade são tratados nesse estudo, pois é através dele que se pode pensar e legitimar o conhecimento que pretendemos dentro da ótica da alteridade e do multiculturalismo a fim de que o sujeito possa se desenvolver sem sofrer discriminações, silenciamentos ou preconceitos. Um excelente meio para a superação é a compreensão das experiências do Outro com o sagrado, de forma a minimizar exclusões e desigualdades por meio do diálogo, da troca de experiências e da promoção dos direitos humanos.

 

 

Palavras-chave:   Diversidade religiosa, Alteridade, Direitos Humanos.

 


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.