EDUCAÇÃO E RELIGIÃO

Autores

  • Denise de Oliveira Aragão FAculdade Unida de Vitória

DOI:

https://doi.org/10.35521/unitas.v5i3.637

Resumo

RESUMO O presente artigo esboça um breve panorama sobre os principais períodos da história do Ensino Religioso no Brasil, desde o período Colonial até a idade contemporânea com a aprovação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº 9.475/97; que regulamenta o sistema educacional e propõe um novo modelo de Ensino Religioso nas escolas públicas e também a criação do FONAPER, onde se busca uma nova forma de ministrar o Ensino Religioso de forma a acolher a diversidade cultural religiosa brasileira. Alguns estudos sobre currículo e diversidade são tratados nesse estudo, pois é através dele que se pode pensar e legitimar o conhecimento que pretendemos dentro da ótica da alteridade e do multiculturalismo a fim de que o sujeito possa se desenvolver sem sofrer discriminações, silenciamentos ou preconceitos. Um excelente meio para a superação é a compreensão das experiências do Outro com o sagrado, de forma a minimizar exclusões e desigualdades por meio do diálogo, da troca de experiências e da promoção dos direitos humanos.  Palavras-chave:   Diversidade religiosa, Alteridade, Direitos Humanos. 

Biografia do Autor

Denise de Oliveira Aragão, FAculdade Unida de Vitória

Professora da rede pública estadual e municipal - Letras- Ciencias Humanas

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Publicado

2018-05-25