História da Religião no Brasil: O Ensino Religioso e a Catequese na Sociedade Brasileira

Autores

  • Maria de Fátima Pimentel Pereira Galvêas Aluna do Mestrado Profissional em Ciências das Religiões da Faculdade Unida de Vitória.

DOI:

https://doi.org/10.35521/unitas.v5i2.606

Resumo

No Brasil, tivemos momentos históricos onde a Educação Religiosa possibilitou a inclusão social e contribuiu com a melhoria na qualidade de vida. A educação deve prepara o aluno para a cidadania, e a escola tem como finalidade levar o aluno a adquirir conhecimentos, desenvolvendo habilidades sociais que antes eram apenas responsabilidade familiar. Nesse contexto social, o ensino deverá atender às necessidades e às expectativas da sociedade. Nesse artigo é feita uma abordagem histórica do Ensino Religioso no Brasil, analisando a realidade social, interpretando a História ao longo do tempo e refletindo dentro do contexto onde se destaca o Ensino Religioso. Sendo assim, esse artigo não é só sobre a Catequese nas Igrejas, mas a disciplina religiosa ensinada nas escolas.      As escolas são realidades sociais e necessárias como educação, devendo preocupar-se não só com o conhecimento do sujeito, mas também com o seu potencial, como por exemplo, levando o aluno a refletir sobre a religião como objeto da História Científica e comparando-a aos contextos históricos na sociedade, relativizando com o tempo cronológico e suas percepções culturais, políticas, religiosas e históricas. Sendo assim, a educação nos ajuda a entender as relações humanas, levando para muito além de somente o pluralismo do Ensino Religioso educativo escolar. O posicionamento crítico frente aos fatos históricos e sociais, nos mostra, ao longo do tempo, a importância educacional por meio do Ensino Religioso em sintonia com a Catequese.

Biografia do Autor

Maria de Fátima Pimentel Pereira Galvêas, Aluna do Mestrado Profissional em Ciências das Religiões da Faculdade Unida de Vitória.

Possui Graduação de Licenciatura em História pela UFES (1984), Licenciatura de Educação Física pela UFES (1993), Graduação de Bacharel em Direito pela Faculdade Novo Milênio, ES (2008) e Pós-Graduação Lato Senso em Educação Inclusiva e Diversidade pelo Instituto Superior de Educação e CulturaUlysses Boyd (2010). 

Downloads

Publicado

2017-12-28

Edição

Seção

Número Especial Sete Anos