SOBRE AS SEITAS SATÂNICAS: ASPECTOS LEGAIS, SOCIAIS, CULTURAIS E RELIGIOSOS

Autores

  • Glauco dos Santos Silveira Universidade Federal do Ceará Faculdade Unida de Vitória
  • Ricardo Alves Costa FADIVALE - MG

DOI:

https://doi.org/10.35521/unitas.v5i2.601

Resumo

O presente texto revisita os conceitos de religião a partir de quatro visões: a legal, a sociológica, a cultural e a das próprias ciências da religião – aos quais, de forma direta ou indireta, os anteriores podem ser vinculados. A partir desse ponto, busca discutir qual o posicionamento do satanismo no tocante às religiões, principalmente do ponto de vista legal, que limita seu exercício no país, mas mantendo, nesse percurso, diálogo com os conceitos apresentados antes, de maneira a articular as colocações legais com a realidade cotidiana, na qual o próprio entendimento sobre o satanismo e suas práticas se apresentam de forma difusa, inconsistente e, por vezes, contraditória.

Biografia do Autor

Glauco dos Santos Silveira, Universidade Federal do Ceará Faculdade Unida de Vitória

Formado em Ciências Sociais pela Universidade Federal do CearáAcadêmico de Psicologia pela Universidade Federal do CearáMestrando em Ciências da Religião pela Faculdade Unida de Vitória

Ricardo Alves Costa, FADIVALE - MG

Advogado Especialista em Direito de Empresa. Professor de Direito de Empresas da FADIVALE. Graduando em Teologia pelo Seminário Batista do Leste de Minas e Mestrando em Ciências da Religião pela Faculdade Unida de Vitória.

Downloads

Publicado

2017-12-28

Edição

Seção

Número Especial Sete Anos