A CRÍTICA NIETZSCHEANA À ORDENAÇÃO RELIGIOSA DO MUNDO

Autores

  • Glauco dos Santos Silveira Universidade Federal do Ceará Faculdade Unida de Vitória
  • Marcos Felipe Vital da Silva UEZO-RJ
  • Lidiane Da Silva FAFIA - ES

DOI:

https://doi.org/10.35521/unitas.v5i2.599

Resumo

Nietzsche, em sua filosofia, dedicou especial interesse e críticas às religiões em geral, em particular ao Cristianismo, vista por ele como o triunfo de uma moral considerada inferior à “moral” ou “ordenamento” passível de ser construído mediante a aceitação da “vontade de potência”. Filólogo de formação, a filosofia da linguagem é parte constituinte e basal de sua obra, através da qual toda sua visão do mundo (e, por conseguinte a visão do mundo da humanidade, seguindo o princípio nietzscheano) pode ser construída. Este artigo apresenta de forma geral a crítica de Nietzsche ao discurso e à ordenação religiosa do mundo, principalmente a cristã.

Biografia do Autor

Glauco dos Santos Silveira, Universidade Federal do Ceará Faculdade Unida de Vitória

Formado em Ciências Sociais pela Universidade Federal do CearáAcadêmico de Psicologia pela Universidade Federal do CearáMestrando em Ciências da Religião pela Faculdade Unida de Vitória

Marcos Felipe Vital da Silva, UEZO-RJ

Biólogo pelo Centro Universitário Estadual da Zona Oeste (UEZO - RJ) e mestrando em Ciências da Religião pela Faculdade Unida de Vitória

Lidiane Da Silva, FAFIA - ES

Psicóloga pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Alegre, especialista em Atenção Psicossocial em Saúde Mental pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Alegre (FAFIA), Pós-graduada em Psicologia Hospitalar e da Saúde, pela Faculdade Cândido Mendes e mestranda em Ciências da Religião pela Faculdade Unida de Vitória.

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Publicado

2017-12-28

Edição

Seção

Número Especial Sete Anos