A VISÃO HOLÍSTICA DO HOMEM: RELIGIÃO E FENOMENOLOGIA NA EDUCAÇÃO

Regina Celia de Souza Avanza França

Resumo


Finalizado o estudo, percebeu-se que a importância da ordem religiosa para as demais ordens, depende dos princípios estruturais da religião em questão e, particularmente, da natureza compulsória ou voluntária da mesma. A sociedade democrática norte-americana, por exemplo, com suas inúmeras organizações voluntárias, é em grande parte, originária do Puritanismo e da multiplicidade de seitas.

Constatou-se que a Fenomenologia é destinada a distinguir a verdade da aparência. Ela é “a teoria da aparência”, o fundamento de todo saber empírico. Entretanto, a fenomenologia mostrou-se um caminho metodológico fecundo na medida em que possibilitou o desenvolvimento de novas abordagens epistemológicas.

Sem o conhecimento empírico produzido pelos fenomenólogos do século XIX-XX não teríamos condições hoje de formular uma ciência das religiões, entretanto, pode-se questionar a validade de alguns conceitos teóricos deduzidos da pesquisa fenomenológica.

As conclusões mostram ainda que na escola, apesar da diversidade de propostas no campo da Fenomenologia da Religião, alguns pontos teóricos se tornaram certo senso comum fenomenológico: a religiosidade é concebida como uma dimensão antropológica constitutiva, sem a qual, o ser humano é menos do que humano; ela se distingue da religião e da espiritualidade; o sagrado – distinguindo-se do profano – ocupa o lugar central do olhar fenomenológico, como elemento ôntico constitutivo.

Por fim, as conclusões mostraram que a existência de um Deus é uma necessidade ao ser humano, que vê na crença religiosa uma fuga à sua própria imperfeição; uma tentativa de explicar suas limitações quanto ao conhecimento e ao controle da natureza e dos fenômenos naturais. ‘Há um ser perfeito, mas não sou eu!’. Aos poucos, essas explicações foram adquirindo mais e mais características peculiares e difusas, gerando ramificações e dicotomias que resultaram em instituições fortes e dogmáticas, cujo poder chegou a dominar nações inteiras durante séculos.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.