LIBERDADE RELIGIOSA NO ESTADO LAICO BRASILEIRO E A QUESTÃO DA RECUSA À TRANSFUSÃO DE SANGUE POR PARTE DAS TESTEMUNHAS DE JEOVÁ

Autores

  • Bianca Vallory Limonge Ramos FACULDADE UNIDA DE VITÓRIA (ES)

DOI:

https://doi.org/10.35521/unitas.v5i2.588

Resumo

O presente artigo tem por objetivo analisar a questão da liberdade religiosa no Brasil e a recusa à transfusão de sangue por parte das Testemunhas de Jeová. Para melhor compreensão do direito à recusa de transfusão de sangue por parte de Testemunhas de Jeová, imprescindível a abordagem da liberdade religiosa no Brasil, na medidaem que o Brasiladotou posição constitucional pela laicidade do Estado e do entendimento da liberdade religiosa como direito fundamental intrínseco à personalidade humana, sendo que todos os cidadãos são livres para escolher a religião que melhor convier à sua consciência e crença. Para tanto, busca-se apresentar a questão da liberdade religiosa no Brasil, os alegados argumentos bíblicos para a recusa por parte das Testemunhas de Jeová, o conceito de sagrado e de profano e a recusa à transfusão de sangue por parte de Testemunhas de Jeová, sob a ótica do argumento religioso, ou seja, de suas convicções religiosas, tendo em vista que a ordem constitucional reconhece a religião como uma dimensão relevante da vida das pessoas. No caso de uma pessoa capaz e consciente quando do ato de manifestação de sua vontade, sua crença e sua vontade devem ser respeitadas, alicerçadas no princípio da dignidade da pessoa humana e no fato de que a liberdade religiosa é um direito fundamental, que integra o universo de escolhas existenciais básicas de uma pessoa. 

Biografia do Autor

Bianca Vallory Limonge Ramos, FACULDADE UNIDA DE VITÓRIA (ES)

Mestranda em Ciências das Religiões pela Faculdade Unida de Vitória –ES. Advogada. Bacharel em Direito pela Universidade Federal do Espírito Santo. Pós-Graduada em Direito Processual Civil pela Faculdade Cândido Mendes de Vitória-ES, Professora da FAESA Centro Universitário.

Downloads

Publicado

2017-12-28

Edição

Seção

Número Especial Sete Anos