A DINÂMICA PEDAGÓGICA DAS RELIGIÕES EM MANAUS: CONTRIBUIÇÕES PARA INTEGRAÇÃO SOCIAL PLENA

Autores

  • Soraya Monteiro Neves FACULDADE UNIDA DE VITÓRIA

DOI:

https://doi.org/10.35521/unitas.v5i2.586

Resumo

Este artigo é um recorte de uma pesquisa em andamento em um Programa de Mestrado em Ciências das Religiões, o qual tem por objetivo descrever a dinâmica do processo ensino e aprendizagem do Ensino Religioso(ER), realizada pelas escolas municipais de Manaus, enfatizando as possíveis contribuições desse componente curricular para a integração social em seus diversos aspectos, já que este é parte integrante da formação básica. Este estudo foi realizado por meio de pesquisa bibliográfica de documentos oficias que regem o fazer pedagógico do ER das escolas da Secretaria Municipal de Educação de Manaus/Semed, como: Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica/MEC/2013, Proposta Pedagógica Anos Iniciais/Semed/Manaus/2014 e Diretrizes do  Fórum Nacional Permanente do Ensino Religioso- FONAPER. Somam-se a esses obras de estudiosos que debatem acerca da temática, tais como: Junqueira (2009), Passos(2007), Oliveira(2007) e Freire (1987).

Biografia do Autor

Soraya Monteiro Neves, FACULDADE UNIDA DE VITÓRIA

Mestranda em Ciências das Religiões pela Faculdade Unida de Vitória. Especialista em Gestão Cultural pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial. Graduada em Pedagogia pela Faculdade Martha Falcão.  Contato: sneves_@hotmail.com 

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Publicado

2017-12-28

Edição

Seção

Número Especial Sete Anos