CIÊNCIA, RELIGIÃO E EDUCAÇÃO: UM LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO

Autores

  • FLAVIA SANTOS Faculdade Unida de Vitória

DOI:

https://doi.org/10.35521/unitas.v5i2.581

Resumo

O presente artigo buscou verificar os principais aspectos da relação Ciência, Religião e Educação. A educação é um processo de aprendizagem no qual o conhecimento é construído, avaliado e renovado a cada dia. A Ciência integra a vida e o cotidiano do ser humano. A Religião desde os primórdios da humanidade é fator de influência sobre as pessoas, comportamentos e relações sociais. O desenvolvimento teórico deste artigo aborda estas três áreas de conhecimento e mostra, a partir de um levantamento bibliográfico com análise de dez publicações disponíveis no banco de dados do Scielo (The Scientific Electronic Library Online), e em vários periódicos de bibliotecas digitais, como essa relação se processa e interage no sentido de formar e educar o cidadão. Pode-se concluir que não pode haver sociedade que não sinta a necessidade de conservar e reafirmar os sentimentos e ideias coletivas, pois juntas constituem unidades de pensamentos e ações. Isso só pode ser obtido através de momentos de aproximação, pois haverá uma reafirmação em comum dos seus sentimentos afins no contexto científico, religioso e educacional.

Biografia do Autor

FLAVIA SANTOS, Faculdade Unida de Vitória

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Espírito Santo. Pós-graduada em: Educação Especial pela Universidade Cândido Mendes; em Educação de Jovens e Adultos (EJA) e Gestão Educacional pelo Centro de Estudos Avançados em Pós-Graduação e Pesquisa (CESAP). Mestranda do Mestrado Profissional em Ciências das Religiões na Faculdade Unida de Vitória.

Downloads

Publicado

2017-12-28

Edição

Seção

Número Especial Sete Anos