RELIGIÃO, CAPITALISMO E SOCIEDADE DE MERCADO: UMA ANÁLISE HISTÓRICO-ECONÔMICA

Autores

  • Joelson Agustinho Pontes Universidade Federal de Rondônia - Campus Vilhena

DOI:

https://doi.org/10.35521/unitas.v5i2.579

Resumo

A presente pesquisa tem por objetivo demonstrara perspectiva histórica da integração das religiões e dos negócios ou mercados, através do horizonte ou perspectiva capitalista, buscando no sagrado esta essência ou elo importante. Em busca desta evidenciação, inicialmente temos no mercado uma atividade minuciosa que envolve uma série de acontecimentos de fatores internos ou externos, que ultrapassam os conceitos de crescimento ou decrescimento econômico e envolvem conjunturas culturais, políticas e sociais. Mediante tal análise multidisciplinar e multilateral, começam a se configurar temas como: inevitabilidade da religião, mercado, negócios, pluralismo e sagrado. Foi possível compreender que se tornou normal instituições religiosas desenvolverem, independentemente de sua capacidade de organização e de relação ou não com o Estado, algum tipo de estratégia de sobrevivência neste mercado ou mundo de negócios.

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Publicado

2017-12-28

Edição

Seção

Número Especial Sete Anos