Religião e Sociedade: os princípios religiosos na educação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35521/unitas.v5i2.574

Resumo

A temática escolhida para esta pesquisa gira em torno da presença dos princípios religiosos na educação pública em vista da vida social à luz das concepções do Fórum Nacional Permanente do Ensino Religioso (FONAPER) e teorias  filosófico - teológicas, tendo como corpus a opinião pública de sujeitos envolvidos em assuntos educacionais. Sendo assim, visa discorrer sobre o Ensino Religioso na educação pública conhecido como Ensino Religioso Escolar nos seguintes aspectos: concepções atuais sobre este tema, opinião pública, sobretudo a de sujeitos diretamente ligados ao processo educacional, histórico de fundamentos do tema e propostas existentes para esta prática pedagógica bem como discussões a respeito do valor curricular desta disciplina diante da polêmica levantada pela inserção dela no curriculum, tendo em vista a natureza do Estado e a realidade sócio-política.

Biografia do Autor

Rafael Ribeiro, Faculdade Unida de Vitória, ES-UNIDA

Mestrando em Ciências das Religiões pela Faculdade Unida de Vitória (UNIDA). Especialista em Letras: Língua Inglesa pela Fundação Educacional Unificada Campograndense (FEUC). Licenciado em Letras pela Fundação Educacional Unificada Campograndense (FEUC). Bacharel em Ciências Religiosas pelo Instituto Superior de Ciências Religiosas da Arquidiocese do Rio de Janeiro (ISCR-RJ). Professor da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro (SME-RJ). Coordenador e Professor de núcleo da Escola de Fé e Catequese Luz & Vida no Rio de Janeiro. Tem experiência em Teologia e ensino de línguas. Atualmente pesquisa sobre Ensino Religioso na rede pública.

Downloads

Publicado

2017-12-28

Edição

Seção

Número Especial Sete Anos