A INTOLERÂNCIA RELIGIOSA COMO ELEMENTO NORTEADOR DO ENSINO DA CULTURA AFRO-BRASILEIRA NA ESCOLA

Autores

  • INGRID CÂMARA LUIZ VIEIRA Faculdade Unida de Vitória

DOI:

https://doi.org/10.35521/unitas.v5i2.572

Resumo

Dentre os problemas da etnia negra, está a intolerância religiosa. Ela acontece com bastante frequência nos mais variados ambientes sociais, sendo que, a escola não está alheia ao fenômeno. A escola é um ambiente de produção e reprodução de preconceitos, em que a intolerância se manifesta de modo diverso. Posto isso, nosso objetivo maior é verificar em que medida a intolerância religiosa incide sobre o ensino da cultura afro-brasileira na escola. Ademais, o presente artigo tem como objetivo prover orientações aos educadores e demais interessados sobre a temática da diversidade étnica e religiosa no ambiente escolar, destacando-se a perspectiva de Munanga Kabengele a respeito da educação multicultural. Senão a solução do problema, uma possibilidade de resistência ao fenômeno da intolerância religiosa no contexto escolar. 

Biografia do Autor

INGRID CÂMARA LUIZ VIEIRA, Faculdade Unida de Vitória

Discente do curso de Mestrado de Ciências das Religiões da Faculdade Unida de Vitória/ES - Educaçao e Religião

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Publicado

2017-12-28

Edição

Seção

Número Especial Sete Anos