A religião enquanto instrumento de libertação do homem como sujeito social: um estudo a partir da perspectiva de Rubem Alves.

Autores

  • Joseane Zacché Avellar Secretaria de Estado da Educação do Espírito Santo
  • Darlon de Oliveira Souza Docente da Faculdade Multivix
  • Keylla Cristina Coura Ribeiro Docente da Secretaria de Educação de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.35521/unitas.v5i2.565

Resumo

 ResumoO presente artigo tem como proposição explorar os argumentos empregados por Rubem Alves[1] a respeito dos seus questionamentos sobre o tema Religião a partir da concepção institucionalizada de uma crença e como esta pode oprimir o homem enquanto sujeito social. Absorto em seus pensamentos, Alves prenuncia uma nova concepção de religião que parte do princípio de que este mesmo homem social se revela como sujeito imbuído de esperanças e expectativas para se libertar da situação de opressão a que é submetido em uma sociedade de classes injusta e desigual.[1] Rubem Alves (1933-2014) foi pastor presbiteriano brasileiro, teólogo, psicanalista, educador, escritor. Publicou várias obras na área de Teologia, de Educação, bem como livros infantis. Disponível em http://www.institutorubemalves.org.br/. Acesso em 03/08/2016.

Biografia do Autor

Joseane Zacché Avellar, Secretaria de Estado da Educação do Espírito Santo

Mestranda em Ciências das Religiões pela Faculdade Unida de Vitória. Licenciada em Pedagogia especialista em Educação, Técnica em Educação SEDU-ES.

Darlon de Oliveira Souza, Docente da Faculdade Multivix

Mestrando em Ciências das Religiões pela Faculdade Unidade de Vitória. Bacharel em Fisioterapia, Especialista em fisioterapia Hospitar, docência do Ensino Superior e Anatomia e patologia Associada. Docente da Faculdade Multivix.

Keylla Cristina Coura Ribeiro, Docente da Secretaria de Educação de Minas Gerais

Mestranda em Ciências das Religiões pela Faculdade Unida de Vitória. Licenciada em História, Especialista em História do Brasil, Docente da Secretaria de Educação de Minas Gerais.

Downloads

Publicado

2017-12-28

Edição

Seção

Número Especial Sete Anos