Implicações Metafísicas e Pós-Metafísicas para o Conceito de Morte na Experiência Religiosa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35521/unitas.v5i2.564

Resumo

Este estudo foi realizado a partir de uma busca bibliográfica para um melhor entendimento em relação a uma situação comum a todos, a morte. Não é possível fugir dessa realidade, portanto, essa pesquisa nos levará a entender esse fenômeno como uma etapa importante e completa da vida. O Objetivo é tornar este tema menos agressivo e evitado com a pretensão de uma maior familiarização com o mesmo e um entendimento mais próximo e completo. Não me atrevo afirmar que todas as formas de lidar com o tema foram aqui descritas, mas, segundo Heidegger é possível aceitar de forma mais amena, sem as revoltas comuns do momento. O nascimento pode significar o resultado de um amor verdadeiro e a morte pode ser vista como a passagem desse amor para outra dimensão.  Nesta perspectiva não há uma separação da vida e da morte, existe apenas uma mudança para uma dimensão ainda desconhecida. A problematização deste estudo será responder a pergunta: Como a morte pode ser a totalidade da vida na experiência religiosa? Heidegger tem a convicção de que o ser humano reconhecendo a morte como parte da realidade autêntica e fim da existência conseguirá alcançar a liberdade de seu ser mediante a angústia de vivenciá-la. Para ajudar a responder as implicações metafísicas e pós-metafísicas sobre o conceito de morte na experiência religiosa, buscou-se ajuda na filosofia da linguagem para significar os termos verdade, morte e religião. 

Biografia do Autor

Wagner Ferreira Vaz, Faculdade Unida

Mestrando em Ciencias das Religiões pela Faculdade Unida. Mestre em Ciências da Educação pela Universidad San Lorenzo - PY - (2017). Especialização em Didática, Formação Docente e Metodologia de Ensino - Uniamericas - CE (2016). Especialização em Metodologia do Ensino da Filosofia e Sociologia - Fetremis (2014). Cursando o ultimo Período em Licenciatura História - Estácio de Sá (2017). Graduado em Filosofia (licenciatura) pela Universidade Católica de Brasília ( 2001). Graduado em Teologia (Bacharel) pelo Seminário Maior João XXIII - Porto Velho - RO (2001). Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Filosofia da Educação. Atualmente é professor - Secretaria de Educação de Minas Gerais e Escola Particular COOEDUCAR (2017). Curso Técnico em contabilidade (ensino médio - 1994)

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Publicado

2017-12-28

Edição

Seção

Número Especial Sete Anos