EDUCAR PARA A TOLERÂNCIA RELIGIOSA NAS ESCOLAS PÚBLICAS

Autores

  • Tatiane Pereira Salaroli Faculdade Unida de Vitória

DOI:

https://doi.org/10.35521/unitas.v5i2.562

Resumo

Este trabalho tem como objetivo desenvolver uma reflexão evolvendo educação escolar e intolerância religiosa nas escolas.  A diversidade e a intolerância religiosa, dois temas presentes na sociedade brasileira que exigem mais atenção ao serem discutidos no âmbito escolar. É necessário abordar essa temática na escola e nas salas de aula, visto que a demonstração e os atos de intolerância fazem partes da realidade social vivida hoje por muitos dentro ou fora dos muros da escola. Através de uma revisão bibliográfica, este artigo busca debater o contexto da intolerância religiosa no Brasil especificamente nas salas de aula, ressaltar a conduta dos profissionais da educação frente à intolerância e quais os empecilhos encontrados para combate-la, além de apresentar propostas que contribuem para a promoção do reconhecimento da diversidade religiosa, propondo formas alternativas para trabalhar conteúdos didáticos com abordagens temáticas sobre essa diversidade no intuito de promover o respeito às diferenças.Palavras chave: Religião; Intolerância; Educação; Diversidade.

Biografia do Autor

Tatiane Pereira Salaroli, Faculdade Unida de Vitória

Mestranda no Programa de Mestrado Profissional em Ciências das Religiões da Faculdade Unida de Vitória/ES. Possui graduação em Licenciatura em Letras/ Inglês pela Faculdade de Milagres Ceará (2013) e graduação em Pedagogia - UNIVENETO-ES (2007). Atualmente é professora de Educação Infantil pela Prefeitura Municipal de Marataízes, ES. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em psicopedagogia, alfabetização, letramento e ensino da Língua Portuguesa.

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Publicado

2017-12-28

Edição

Seção

Número Especial Sete Anos