DIÁLOGOS ENTRE A FORMAÇÃO INICIAL EM CIÊNCIAS DA RELIGIÃO E A LIBRAS: UM ESTUDO DE CASO

Silvio Santiago Veira, Diego Jonata Carvalho Dias

Resumo


Pesquisa realizada com alunos do Curso de Licenciatura em Ciências da Religião (CR) da Universidade do Estado do Pará (UEPA). Tratou-se de uma pesquisa qualitativa que, à luz da análise do discurso buscou verificar quais as principais dificuldades encontradas no seu processo de formação inicial, para o trato com o aluno Surdo incluído nas aulas de Ensino Religioso (ER), a partir do convívio com a disciplina Língua Brasileira de Sinais (Libras). Foi aplicada uma entrevista contendo cinco questões abertas. Os sujeitos da pesquisa foram seis alunos. A pesquisa demonstra a relevância da inclusão na educação hodierna, contudo observamos que ainda faltam muitos desafios na formação do professor para a escola comum ser inclusiva, de fato, como é na perspectiva da educação bilíngüe para Surdos. Parte desses sujeitos, afirmaram que não tiveram contato com turmas inclusivas, nem mesmo no período de estágio e nem foram instigados a participar de tais turmas.

                                                

PALAVRAS-CHAVE: Ciências da Religião. Formação de Professores. Ensino Religioso. Inclusão. Surdo.


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