DIÁLOGOS ENTRE A FORMAÇÃO INICIAL EM CIÊNCIAS DA RELIGIÃO E A LIBRAS: UM ESTUDO DE CASO

Autores

  • Silvio Santiago Veira Universidade do Estado do Pará - UEPA
  • Diego Jonata Carvalho Dias Universidade do Estado do Pará

DOI:

https://doi.org/10.35521/unitas.v5i2.554

Resumo

Pesquisa realizada com alunos do Curso de Licenciatura em Ciências da Religião (CR) da Universidade do Estado do Pará (UEPA). Tratou-se de uma pesquisa qualitativa que, à luz da análise do discurso buscou verificar quais as principais dificuldades encontradas no seu processo de formação inicial, para o trato com o aluno Surdo incluído nas aulas de Ensino Religioso (ER), a partir do convívio com a disciplina Língua Brasileira de Sinais (Libras). Foi aplicada uma entrevista contendo cinco questões abertas. Os sujeitos da pesquisa foram seis alunos. A pesquisa demonstra a relevância da inclusão na educação hodierna, contudo observamos que ainda faltam muitos desafios na formação do professor para a escola comum ser inclusiva, de fato, como é na perspectiva da educação bilíngüe para Surdos. Parte desses sujeitos, afirmaram que não tiveram contato com turmas inclusivas, nem mesmo no período de estágio e nem foram instigados a participar de tais turmas.                                                  PALAVRAS-CHAVE: Ciências da Religião. Formação de Professores. Ensino Religioso. Inclusão. Surdo.

Biografia do Autor

Silvio Santiago Veira, Universidade do Estado do Pará - UEPA

Mestrando em Ciências das Religiões (FUV)Especialista em Libras (FAM)Especialista em AEE (UNISABER)Especialista em Psicopedagogia Institucional (FACIBRA)Graduado em Letras-Libras (FAAT) e Matemática (IFPA)

Diego Jonata Carvalho Dias, Universidade do Estado do Pará

Discente do curso de Licenciatura em Ciências da Religião da Universidade do Estado do Pará (UEPA/CCSE). Discentes do Curso de Licenciatura em História (UNINTER). Bolsista do Programa de  Pesquisa do Instituto de Educação e Cultura do Pará (IEPA/UNIEPA). Membro do Grupo de Estudos Surdos e Interfaces (GESI)

Downloads

Publicado

2017-12-28

Edição

Seção

Número Especial Sete Anos