CULTURA AFRO-BRASILEIRA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35521/unitas.v5i2.530

Resumo

Este artigo apresentará a inserção da cultura afro-brasileira no currículo da disciplina de ensino religioso. Ao ser determinado pelo Governo a inserção da História e Cultura Afro-Brasileira e Africana no currículo escolar, suscitou-se a temática da intolerância relacionada às religiões de matriz africana cujo ensino deve perpassar a sala de aula no currículo do ensino religioso e da arte. A dificuldade em ministrar tal conteúdo perpassa pelo preconceito, e são vistas como alvo de brincadeiras por parte, e entre os alunos e alunas, que creem não fazer parte da história da vinda dos negros para o Brasil, marcando na educação, o racismo brasileiro. Outro fato muito importante é fazer com que o professor não adote uma postura de negação devido sua crença religiosa.   Palavras-Chave: Ensino Religioso. Escola. Cultura Afro-brasileira. 

Biografia do Autor

MARCOS ANTONIO CARDOSO, FACULDADE UNIDA DE VITORIA

Bacharel em Teologia pela Faculdade de Ciências, Educação e Teologia do Norte do Brasil (2014); Mestrando em Ciências das Religiões, pela Faculdade Unida de Vitória-ES. 

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Publicado

2017-12-28

Edição

Seção

Número Especial Sete Anos