BREVE TRAJETÓRIA HISTÓRICA DO ENSINO RELIGIOSO NO BRASIL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35521/unitas.v5i2.529

Resumo

Este artigo apresentará o contexto histórico do Ensino Religioso no Brasil, e as orientações em acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Religioso (PCNER). No decorrer do tempo, muitas reformas foram acontecendo em se tratando de religião. No Brasil desde o período colonial até os dias atuais, o Ensino Religioso vem sofrendo alterações. É uma disciplina facultativa, porém as escolas ainda não administram bem essa situação e todos os alunos acabam sendo “obrigados” a participarem das aulas. A disciplina de ensino religioso encontra-se sob a responsabilidade de cada Estado, e cabe aos seus sistemas de ensino a responsabilidade de determinar quais, e como os conteúdos curriculares devem ser aplicados, assim como os critérios para a contratação dos profissionais que irão ministrar essa disciplina. Palavras-Chave: Ensino Religioso. Escola.

Biografia do Autor

MARCOS ANTONIO CARDOSO, FACULDADE UNIDA DE VITORIA

Bacharel em Teologia pela Faculdade de Ciências, Educação e Teologia do Norte do Brasil (2014); Mestrando em Ciências das Religiões, pela Faculdade Unida de Vitória-ES. 

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Publicado

2017-12-28

Edição

Seção

Número Especial Sete Anos