POSSÍVEIS CAMINHOS PARA O DESENVOLVIMENTO DA TOLERÂNCIA RELIGIOSA A PARTIR DO ENSINO RELIGIOSO

Autores

  • Jaciani Souza Del Pieri Magnago Faculdade Unidas

DOI:

https://doi.org/10.35521/unitas.v5i2.504

Resumo

O presente artigo buscou identificar a realidade do campo religioso brasileiro, assim como sua formação a fim de apontar caminhos para o desenvolvimento do ensino religioso nas escolas brasileiras com intuito de contribuir para o desenvolvimento da tolerância religiosa. A pluralidade religiosa é um fator preponderante na sociedade brasileira e, o ensino religioso, baseado no respeito e na autonomia do educando, excluindo qualquer forma de proselitismo e intolerância, pode contribuir efetivamente na busca pela harmonia social em meio a tantos conflitos religiosos constados ainda em nossa sociedade. A autonomia crítica, desenvolvida numa prática de ensino que estimule a convivência com as diferenças, é um caminho que apontamos neste artigo como possibilidade de contribuição para o ensino religioso ser fator gerador demais tolerância religiosa na sociedade brasileira.

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Publicado

2017-12-28

Edição

Seção

Número Especial Sete Anos