A performance mercantilista das principais igrejas neopentecostais brasileiras

Autores

  • Paulo Jorge Lúcio

DOI:

https://doi.org/10.35521/unitas.v1i0.5

Resumo

Este artigo analisa a questão do comércio da fé supostamente praticado pelo neopentecostalismo. A base do discurso mercantilista neopentecostal é a Teologia da Prosperidade, uma ideologia que dá ao fiel o direito de obter de Deus a felicidade plena ainda aqui na terra, como saúde, enriquecimento e harmonia familiar. A condição para o recebimento dessas bênçãos é a fidelidade no pagamento dos dízimos e das ofertas especiais. Quanto mais se dá, mais se é abençoado. Ao que parece, a mercantilização da fé contraria a proposta do Jesus, o fundador do Cristianismo, que, ao expulsar os vendilhões e cambistas do templo, teria deixado claro que o Templo não deveria submeter-se ao Mercado. Entretanto, com sua mensagem de prosperidade, o Neopentecostalismo se alinhou com a ideologia neoliberal transformando a fé num produto e os crentes em consumidores desse produto.

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Publicado

2014-07-08

Edição

Seção

Artigos