SOCIEDADE DE CONSUMO, CAPITALISMO E A RELAÇÃO COM A RELIGIOSIDADE NA GRANDE VITÓRIA ESn

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35521/unitas.v5i2.481

Resumo

Este artigo objetiva analisar a sociedade de consumo capitalista e sua relação com a religiosidade, delimitando sua abrangência à região da Grande Vitória, composta pelos municípios de: Vitória, Vila Velha, Serra, Cariacica e Viana. A cada dia, as igrejas, shows, lojas, produtos e serviços para religiosos se conectam com a universalidade do consumo e utilizam a mídia como forma de aproximação entre os fiéis. Ao oferecer produtos religiosos para o consumo, a mercantilização propõe como estratégia, o conhecimento e a qualidade religiosa. Suas histórias e o contexto em que esse consumidor é abordado denotam relações entre o sagrado e o religioso e como afetam sua saúde mental e interagem com as formas religiosas contemporâneas.

Biografia do Autor

Edmilson Caetano Ferreira, Faculdade Unida

Mestrando em Ciências das Religiões pela Faculdade Unida de Vitória (FUV). Bacharel em Teologia pela Faculdade Unida de Vitória (FUV). Pós-Graduando em Psicopedagogia Institucional pela Rede de Ensino DOCTUM/Vitória, Pós-Graduando em Docência do Ensino Superior e Técnico pela Rede de Ensino DOCTUM/Vitória. Pós-Graduando em Ensino à Distância pela UNOPAR/Vitória. Técnico em Desenho Mecânico pelo Colégio Eliezer Batista. Formando em Psicanálise Clínica pela CETAPES – Centro Teológico e Psicanalítico ES.

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Publicado

2017-12-28

Edição

Seção

Número Especial Sete Anos