A Ressocialização do adolescente em situação de ato infracional no município de Vila Velha a partir da perspectiva da Casa de Semiliberdade Marista, nos princípios norteadores de Marcelino Champagnat.

Autores

  • Stanley Amarante Silva Faculdade Unida Universidade de Uberaba

DOI:

https://doi.org/10.35521/unitas.v5i2.467

Resumo

O presente artigo tem por objetivo tecer considerações acerca da importância e possibilidade de promover fatores de proteção ao adolescente em conflito com a lei no contexto de aplicação de medida sócio educativa. Tomando como referência a Doutrina da Proteção Integral – eixo central do Estatuto da Criança e do Adolescente –, o Paradigma da Promoção da Saúde e estudos sobre resiliência, postula-se a existência de alguns fatores considerados de grande relevância ao desenvolvimento dos adolescentes, visando modificar o quadro de vulnerabilidade ao qual se encontram associados. Sugere que a ênfase nos aspectos saudáveis do desenvolvimento favorece a emergência do potencial positivo do qual todo contexto sócio educativo deve ser revestido, a fim de possibilitar a construção de novas perspectivas aos jovens em risco social.

Biografia do Autor

Stanley Amarante Silva, Faculdade Unida Universidade de Uberaba

Prof. Stasnley Amarante da SilvaMestre em Educação pela UPAP - Universidade Cultural e Artística do Paraguai.Criador do Regimento Escolar Disciplinar da Rede Municipal de Ensino de vila VelhaCriador do projetyo do SAED - Setor de Atendimento disciplçinar da Rede Municipal de Vila Velha. (projeto Inédito e pioneiro no Brasil).  

Downloads

Publicado

2017-12-28

Edição

Seção

Número Especial Sete Anos