RELIGIÃO, CULTURA E GÊNERO: REFLEXÃO SOBRE A FIGURA FEMININA NOS TEXTOS VETEROTESTAMENTÁRIOS

Autores

  • Elon Saúde Caires Faculdade Unida de Vitória
  • Paulo Jonas dos Santos Junior UCAM

DOI:

https://doi.org/10.35521/unitas.v5i2.454

Resumo

Os textos bíblicos veterotestamentários[1] narram diversas histórias que se não analisados de maneira precisa e sob o correto contexto histórico, podem exprimir uma mensagem que não confere. De fato o Antigo Testamento é rico em detalhes e fatos que merecem uma atenção em sua análise[2]. Através de um levantamento bibliográfico especializado, este ensaio buscou refletir sobre o papel da mulher na sociedade judaica durante o período do Antigo Testamento.[1] Esta palavra refere-se ao Antigo Testamento da Bíblia.[2] KOCHMANN, Sandra. O Lugar da Mulher no Judaísmo. São Paulo: Revista de Estudos Da Religião, v. 1, n. 2, 2005, p. 4.

Biografia do Autor

Elon Saúde Caires, Faculdade Unida de Vitória

Mestre em Ciências das Religiões (Grande área: Ciências Humanas) pela Faculdade Unida de Vitória (UNIDA), com pesquisa voltada para o fenômeno religioso na saúde humana; Especialista em Docência do ensino superior e Enfermagem em Terapia Intensiva pela Faculdade de Nanuque (FANAN). Especialista em Enfermagem do trabalho pela Faculdades Unificadas DOCTUM. Especializando em Educação à distância (FACIBRA). Graduado em Enfermagem pelo Centro Universitário de Caratinga (UNEC). Graduado em Teologia pelo Instituto Bíblico e Teológico Casa de Deus (IBTCD) (Integralizando créditos pela Faculdade Unida de Vitória). Graduando em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Faculdades Integradas de Ariquemes (FIAR). Atua como professor no Instituto Prosperar lecionando nos cursos de licenciatura em Ciêcias Biológicas, Letras e Filosofia e no curso de Padagogia. Atua ainda como Enfermeiro do Trabalho na Multinacional SBM Capixaba Operações Marítimas, no qual desenvolve suas atividades laborais a bordo de uma Unidade Marítima Petrolífera do tipo FPSO (produção, armazenamento e transferência de petróleo). Pesquisa temas relacionados com as temáticas: O fenômeno religioso na saúde humana; Religião e esfera pública; Saúde ocupacional; Educação.

Paulo Jonas dos Santos Junior, UCAM

Professor de História, Sociologia, Filosofia e Teologia. Graduado em Teologia pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da CGADB (FAECAD), Graduado em História pelo Instituto Superior de Educação Elvira Dayrell (ISEED). Especialista em História e Cultura no Brasil pela Universidade Estácio de Sá (UNESA), Mestre em Ciências das Religiões pela Faculdade Unida de Vitória (UNIDA) e Doutorando pelo PPG em Planejamento Regional e Gestão da Cidade pela Universidade Cândido Mendes (UCAM) onde desenvolve uma pesquisa sobre a presença da religião em áreas dominadas por conflitos urbanos. Pesquisa temas relacionados com as temáticas: Sociedade; Religião e Esfera Pública; Educação; Conflitos Urbanos; Planejamento e Políticas Públicas; Pentecostalismo; Ecumenismo e Diálogo inter-religioso. Atualmente é professor do Sistema de Ensino Contemporâneo (SEC), ministrando aulas para Ensino Fundamental e Médio, e professor do Centro Educacional Professor Ruy Azevedo (CEPRA), lecionando no curso de pré - vestibular.

Downloads

Publicado

2017-12-28

Edição

Seção

Número Especial Sete Anos