PENTECOSTALISMO E PLANEJAMENTO URBANO: UMA REFLEXÃO ACERCA DA EXPANSÃO PENTECOSTAL NAS FAVELAS DE CAMPOS DOS GOYTACAZES-RJ

Autores

  • Paulo Jonas dos Santos Junior - UCAM UCAM
  • Elon Saúde Caires - UNIDA Faculdade Unida de Vitória
  • Ludmila Gonçalves da Matta - UCAM

DOI:

https://doi.org/10.35521/unitas.v5i1.452

Resumo

O presente ensaio busca refletir sobre a considerável expansão do pentecostalismo nas áreas de favela no município de Campos dos Goytacazes-RJ. Pesquisas indicam que desde 1980 este segmento religioso tem ganhado notoriedade no cenário brasileiro, devido o seu crescimento. Assim, torna-se importante a análise desta expansão de modo que se possa conhecer melhor o pentecostalismo e seus desdobramentos em territórios dominados pelo tráfico de entorpecentes e violência urbana. Dessa maneira busca-se entender por que a população de áreas marcadas por conflitos sociais tem uma melhor aceitação da mensagem pentecostal, rica em elementos simbólicos, em detrimento a outros segmentos religiosos. 

Biografia do Autor

Paulo Jonas dos Santos Junior - UCAM, UCAM

Professor de História, Sociologia, Filosofia e Teologia. Graduado em Teologia pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da CGADB (FAECAD), Graduado em História pelo Instituto Superior de Educação Elvira Dayrell (ISEED). Especialista em História e Cultura no Brasil pela Universidade Estácio de Sá (UNESA), Mestre em Ciências das Religiões pela Faculdade Unida de Vitória (UNIDA) e Doutorando pelo PPG em Planejamento Regional e Gestão da Cidade pela Universidade Cândido Mendes (UCAM) onde desenvolve uma pesquisa sobre a presença da religião em áreas dominadas por conflitos urbanos. Pesquisa temas relacionados com as temáticas: Sociedade; Religião e Esfera Pública; Educação; Conflitos Urbanos; Planejamento e Políticas Públicas; Pentecostalismo; Ecumenismo e Diálogo inter-religioso. Atualmente é professor do Sistema de Ensino Contemporâneo (SEC), ministrando aulas para Ensino Fundamental e Médio, e professor do Centro Educacional Professor Ruy Azevedo (CEPRA), lecionando no curso de pré - vestibular.

Elon Saúde Caires - UNIDA, Faculdade Unida de Vitória

Mestre em Ciências das Religiões (Grande área: Ciências Humanas) pela Faculdade Unida de Vitória (UNIDA), com pesquisa voltada para o fenômeno religioso na saúde humana; Especialista em Docência do ensino superior e Enfermagem em Terapia Intensiva pela Faculdade de Nanuque (FANAN). Especialista em Enfermagem do trabalho pela Faculdades Unificadas DOCTUM. Especializando em Educação à distância (FACIBRA). Graduado em Enfermagem pelo Centro Universitário de Caratinga (UNEC). Graduado em Teologia pelo Instituto Bíblico e Teológico Casa de Deus (IBTCD) (Integralizando créditos pela Faculdade Unida de Vitória). Graduando em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Faculdades Integradas de Ariquemes (FIAR). Atua como professor no Instituto Prosperar lecionando nos cursos de licenciatura em Ciêcias Biológicas, Letras e Filosofia e no curso de Padagogia. Atua ainda como Enfermeiro do Trabalho na Multinacional SBM Capixaba Operações Marítimas, no qual desenvolve suas atividades laborais a bordo de uma Unidade Marítima Petrolífera do tipo FPSO (produção, armazenamento e transferência de petróleo). Pesquisa temas relacionados com as temáticas: O fenômeno religioso na saúde humana; Religião e esfera pública; Saúde ocupacional; Educação.

Ludmila Gonçalves da Matta - UCAM

Doutora em Sociologia Política pela Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF).Mestra em Políticas Sociais pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Graduada em Ciências Sociais pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF) e em Serviço Social pela Universidade Norte do Paraná (UNOPAR). Docente do programa de Mestrado e Doutorado em Planejamento Regional e Gestão da Cidade naUniversidade Cândido Mendes (UCAM-Campos). Contato: ludmatta@yahoo.com.br

Downloads

Publicado

2017-10-16

Edição

Seção

Dossiê: Pentecostalismo e Reforma