Breve Trajetória do Ensino Religioso no Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35521/unitas.v5i2.402

Resumo

O artigo aqui apresentado tem por principal objetivo analisar a trajetória do Ensino Religioso nas escolas públicas brasileiras, de ensino fundamental. Para tanto, fez-uso de uma metodologia que está fundamentada tão somente em pesquisa de caráter bibliográfico, por meio da qual se buscou elencar os principais conceitos e algumas das teorias mais recentes sobre esse polêmico tema. A justificativa que levou a consecução desse trabalho reside no fato de que, sendo o Brasil um Estado laico, é preciso compreender até que ponto o Ensino Religioso – ministrado em escolas públicas – privilegia determinada igreja, bem como saber até que ponto isso é positivo para o aprendizado voltado para a formação democrática dos cidadãos. Confirmando-se disfunções que ferem a laicidade do Estado, necessário se faz tomar medidas que minimizem tal problema, de modo a tornar o Ensino Religioso, ministrado nas escolas públicas do País, mais justo e, por conseguinte, menos ofensivo ao conjunto de segmentos religiosos que se sentem prejudicados pelas atuais práticas de ensino.

Biografia do Autor

Elizabeth Dondoni Grijó, Faculdade Unida de Vitória.

Professora de Educação Religiosa e diretoria de escola municipal de Vila Velha (ES).

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Publicado

2017-12-28

Edição

Seção

Número Especial Sete Anos