Breve Trajetória do Ensino Religioso no Brasil

Elizabeth Dondoni Grijó

Resumo


O artigo aqui apresentado tem por principal objetivo analisar a trajetória do Ensino Religioso nas escolas públicas brasileiras, de ensino fundamental. Para tanto, fez-uso de uma metodologia que está fundamentada tão somente em pesquisa de caráter bibliográfico, por meio da qual se buscou elencar os principais conceitos e algumas das teorias mais recentes sobre esse polêmico tema. A justificativa que levou a consecução desse trabalho reside no fato de que, sendo o Brasil um Estado laico, é preciso compreender até que ponto o Ensino Religioso – ministrado em escolas públicas – privilegia determinada igreja, bem como saber até que ponto isso é positivo para o aprendizado voltado para a formação democrática dos cidadãos. Confirmando-se disfunções que ferem a laicidade do Estado, necessário se faz tomar medidas que minimizem tal problema, de modo a tornar o Ensino Religioso, ministrado nas escolas públicas do País, mais justo e, por conseguinte, menos ofensivo ao conjunto de segmentos religiosos que se sentem prejudicados pelas atuais práticas de ensino.

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