O CRITÉRIO DE VERDADE NO DIÁLOGO DO CONTRA ACADÊMICOS DE AGOSTINHO: UMA HERMENÊUTICA DAS REFUTAÇÕES DE AGOSTINHO AO CETICISMO ACADÊMICO

Autores

  • Lion Granier Alves Lion G. Alves UNIDA

DOI:

https://doi.org/10.35521/unitas.v5i3.380

Resumo

A proposta do artigo procura discorrer sobre a problemática dos critérios de verdade no diálogo do Contra os Acadêmicos de Agostinho de Hipona (354-430).  Através da análise dos textos da obra, será proposta a reflexão a partir da indagação: pode o homem alcança a felicidade e sabedoria enquanto peregrina a procura da verdade? Será analisada a proposta do ceticismo acadêmico, a partir das escolas helenísticas, a saber: Acadêmica e Estóa, a partir do proposta das duas escolas, será apresento um panorama introdutório dos conceitos e fundamentos que os movimentos filosóficos apresentam sobre os critérios de verdade. Nesta busca, Agostinho compreende que o homem necessita conhecer a si mesmo e buscar a Deus para alcançar a verdade.  Com o tema verdade, o filósofo ratifica que o homem necessita ter em si algo eterno, portanto conhecer ao Deus que habita em seu interior.

Biografia do Autor

Lion Granier Alves, Lion G. Alves UNIDA

Bacharel em Teologia pela Faculdade Unida de Vitória (UNIDA). Licenciado em História pela Universidade Estácio de Sá (UNESA). Licenciando em Filosofia pelo Centro Universitário Claretiano. Atualmente é professor da Rede Doctum, onde leciona as disciplina de História e Filosofia. Pesquisa: História do Cristianismo Antigo: O Jesus Histórico, História da Literatura do Cristianismo Antigo, Literatura cristã antiga: Novo Testamento e Gênero e etnia no Cristianismo Antigo. Recentemente pesquisa Estudos Clássicos: História Grega, Literatura Grega, História da Filosofia Antiga e Arte Antiga. Membro da Sociedade Brasileira de Estudos Clássicos (SBEC) e da Cátedra Rev. João Dias de Araujo (in memoriam) de Teologia pública e Ciências da Religião NUER - Núcleo de Estudos em Religiões (UNIDA). Linha de Pesquisa: Religião, Linguagem e Hermenêutica.

Downloads

Publicado

2018-05-25