ENSINO FUNDAMENTAL I - CURRÍCULOS PENSADOSPRATICADOS: UM DESAFIO NO COTIDIANO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DO ALUNO

Autores

  • Josiane Cássia Louvem Faculdade Unida

DOI:

https://doi.org/10.35521/unitas.v4i1.332

Resumo

RESUMO O objetivo deste artigo buscou contribuir para ampliação e problematização do debate das relações de rigor das prescrições curriculares e o modo como se processa na prática docente no ensino-aprendizagem em sala de aula. Tem como principal argumento favorável à perspectiva do cotidiano como ponto de partida e de chegada da construção do conhecimento. Além de ser também o meio de superar as falas e escritas retóricas do mundo acadêmico, herdeiras da ciência moderna, que se propõem neutras e racionais, desconsiderando os sujeitos que vivem e praticam no cotidiano escolar, com uma política de desvalorização das práticas cotidianas dos professores que passa por imposição de manuais que buscam direcionar o seu trabalho. Por fim, ressalta que o cotidiano escolar demonstra as forças de movimentos existentes nas escolas de ensino fundamental para superar as dicotomias herdadas pela educação do discurso hegemônico da ciência moderna. Pode se concluir, a partir da revisão teórica, que o currículo não pode ser visto como um espaço neutro, sendo preciso repensar a as práticas desenvolvidas em sala de aula haja vista que cada ano e série a escola recebe novos sujeitos que  chegam com novas demandas e expectativas, é preciso nos inventar a cada dia discutindo a complexidade inserida no cotidiano da educação.Palavras-chave: Currículo. Didática. Práticas Emancipatórias. Cotidiano Escolar.

Biografia do Autor

Josiane Cássia Louvem, Faculdade Unida

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Publicado

2016-06-07

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Artigos