MIDIATIZAÇÃO RELIGIOSA: OS IMPACTOS DO E - MARKETING PROMOVIDO PELO GRUPO DE ORAÇÃO UNIVERSITÁRIO DA FACULDADE DE BALSAS NA CIDADE DE BALSAS – MA

Autores

  • Maria Carla dos Santos Nogueira

DOI:

https://doi.org/10.35521/unitas.v3i2.327

Resumo

Na sociedade contemporânea, encharcada pelo fenômeno da midiatização, a conexão existente entre o mundo eletrônico e a religião faz-se a cada dia mais forte. No processo de evolução da tecnologia da informação e da comunicação, o marketing segmentado que deu lugar ao marketing interativo, passa com o tempo, a ser conhecido como marketing eletrônico ou e-marketing. O cenário cotidiano está marcado pelas ações de marketing, que se estruturam em uma plataforma virtual de fácil acesso, a internet, e ágil alcance, além das práticas religiosas que garantem contato com o sagrado e também participação em eventos promovidos pelas igrejas. Neste sentido, observa-se que as práticas religiosas virtuais que são veiculadas a partir da Internet, contribuem para a modelagem de métodos inovadores que estabeleçam a autoridade religiosa, tanto no seio das comunidades de fé como na esfera pública. É fato que a cultura de midiatização religiosa cresce mediante a abertura e aceitação das igrejas frente ao uso de ferramentas como o e - marketing, já que estas passaram a sentir uma necessidade de interagir mais rapidamente com seus fiéis.  Sendo assim, o constante artigo está estruturado no formato de pesquisa bibliográfica, com aplicação do método qualitativo, e pretende analisar os impactos que a internet promove na vida dos fiéis da Igreja Católica, que são seguidores de grupos de oração, e os resultados obtidos com o e-marketing praticado pelo Grupo de Oração Universitário da Faculdade de Balsas na cidade de Balsas – MA.     Palavras-chave: Midiatização religiosa. E-marketing. Internet. Grupo de oração.

Biografia do Autor

Maria Carla dos Santos Nogueira

Mestranda em Ciências das Religiões pela Faculdade Unida de Vitoria, Especialista em Gestão de Pessoas pela UEMA, Especialista em Docência para a Educação Profissional pelo Senac e Bacharel em Administração pela UNIBALSAS.Professora na Educação Superior e Profissional

Downloads

Publicado

2016-04-29

Edição

Seção

Artigos