Rubem Alves: educação e religião

Maria de Jesus Reis Silva Reis Silva, Maria do Perpétuo Socorro Ferreira dos Anjos

Resumo


A preocupação com a infância e sua relação com a educação articuladas com a experiência religiosa está presente em múltiplos campos do conhecimento, na atualidade, como bem representa Rubens Alves em várias de suas obras. Para o escritor, educação e religião estão diretamente envolvidas com questões socioculturais, demonstradas, no que chama de experiência estética, de olhar sensível, de afetividade docente e de encantamento.  Nessa esteira, percebemos que o pensamento de Alves está cada vez mais próximo do campo educacional atual, pois nas relações educativas o ensinar conhecimentos não deve se restringir ao conjunto operacional presente nas áreas disciplinares mas, potencializar as experiências do discente para que haja melhor conexão entre o aprendizado e sua vivência, entre afeto e cognição. Este artigo tem por objetivo refletir sobre a articulação dessas dimensões, na obra de Rubem Alves. Assim, este estudo está constituído por pesquisa bibliográfica projetada em uma metodologia qualitativa. Como considerações finais, afirma-se o pioneirismo de Alves em buscar, por meio da opinião de diversos autores um posicionamento educacional articulado à religião e vinculados à reunião de fatores da subjetividade, afetividade e relacionamentos sociais vigentes.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.35521/unitas.v9i1.2514

Apontamentos

  • Não há apontamentos.