RELIGIÃO E DIDÁTICA EM RUBEM ALVES: ESTUDO SOBRE A UTILIZAÇÃO DA PARÁBOLA COMO MÉTODO DE ENSINO ANDRAGÓGICO

Autores

  • Paulo Jonas dos Santos Júnior Universidade Estadual Paulista - UNESP
  • Silvana Duarte Gonçalves dos Santos Secretaria de Educação - RJ

DOI:

https://doi.org/10.35521/unitas.v9i1.2513

Resumo

Rubem Alves é um dos mais preponderantes pensadores da atualidade e seus escritos perpassam as mais diversificadas áreas do conhecimento humano. Mineiro de nascimento, ele ficou conhecido em todo o Brasil e ganhou visibilidade mundial pelas suas teorias no campo da didática e da educação geral. Teólogo de formação, Rubem Alves não se limitou apenas às investigações específicas da religião aplicada ao universo eclesiológico, mas também ampliou seus estudos para as mais diversificadas áreas, o que resultou em um substancial legado para as Ciências Humanas e Sociais. O estudo em pauta levantou uma breve biografia do poeta, e buscou investigar sua didática, em especial na sua maneira de utilizar a parábola como método de ensino para jovens e adultos. Para isso realizou-se uma revisão bibliográfica com objetivo de melhor conhecer as teorias da educação andragógica, campo que estuda as formas de educar o público não infantil. Por fim, ao compreender as bases que sustentam o ensino andragógico e correlacionar esses conceitos com os princípios adotados por Rubem Alves, foi possível compreender melhor a utilização das parábolas na educação religiosa e também no contexto escolar.   

Biografia do Autor

Paulo Jonas dos Santos Júnior, Universidade Estadual Paulista - UNESP

Pós-Doutorando pela Universidade Estadual Paulista – UNESP, com pesquisa sobre Sustentabilidade, Cultura e Desenvolvimento Urbano; Doutor em Planejamento Regional e Gestão da Cidade pela Universidade Cândido Mendes (UCAM-Campos), com pesquisa sobre a influência do Pentecostalismo na urbanização brasileira; Mestre em Ciências das Religiões pela Faculdade Unida de Vitória (UNIDA); Pós-graduado em História e Cultura no Brasil pela Universidade Estácio de Sá (UNESA); Pós-graduado em Tutoria em Educação a Distância e Docência do Ensino Superior (ICETEC); Pós-graduado em Filosofia e Sociologia (ICETEC); Pós-graduado em Metodologia de Ensino Religioso e Artes (ICETEC); Pós-graduado em História e Filosofia (UNINTER); Licenciado em História pelo Instituto Superior de Educação Ibituruna (ISEIB); Licenciado em Geografia pelo Centro Universitário de Venda Nova do Imigrante (UNI); Bacharel em Teologia pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da CGADB (FAECAD); Formação em Psicanálise Clínica (FATEB); Formação Musical pelo Conservatório Brasileiro de Música (CBM). Professor do Centro Universitário São José de Itaperuna-RJ. Contato: paulojsjunior@hotmail.com.

Silvana Duarte Gonçalves dos Santos, Secretaria de Educação - RJ

Especialista em Língua Portuguesa pela Faculdade de Filosofia de Itaperuna-RJ (FAFITA); Especialista em Psicopedagogia pela Universidade Castelo Branco (UCB); Graduada em Letras pela Faculdade de Filosofia de Itaperuna-RJ (FAFITA); Graduada em Teologia pela Faculdade Unida de Vitória (UNIDA). Contato: silvanadgsantos@hotmail.com

Downloads

Publicado

2021-09-13

Edição

Seção

Dossiê: Rubem Alves: educação e religião