RELIGIÃO E DIDÁTICA EM RUBEM ALVES: ESTUDO SOBRE A UTILIZAÇÃO DA PARÁBOLA COMO MÉTODO DE ENSINO ANDRAGÓGICO

Paulo Jonas dos Santos Júnior, Silvana Duarte Gonçalves dos Santos

Resumo


Rubem Alves é um dos mais preponderantes pensadores da atualidade e seus escritos perpassam as mais diversificadas áreas do conhecimento humano. Mineiro de nascimento, ele ficou conhecido em todo o Brasil e ganhou visibilidade mundial pelas suas teorias no campo da didática e da educação geral. Teólogo de formação, Rubem Alves não se limitou apenas às investigações específicas da religião aplicada ao universo eclesiológico, mas também ampliou seus estudos para as mais diversificadas áreas, o que resultou em um substancial legado para as Ciências Humanas e Sociais. O estudo em pauta levantou uma breve biografia do poeta, e buscou investigar sua didática, em especial na sua maneira de utilizar a parábola como método de ensino para jovens e adultos. Para isso realizou-se uma revisão bibliográfica com objetivo de melhor conhecer as teorias da educação andragógica, campo que estuda as formas de educar o público não infantil. Por fim, ao compreender as bases que sustentam o ensino andragógico e correlacionar esses conceitos com os princípios adotados por Rubem Alves, foi possível compreender melhor a utilização das parábolas na educação religiosa e também no contexto escolar.   


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DOI: http://dx.doi.org/10.35521/unitas.v9i1.2513

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