Ancoragem espacial e experiência da criança na Escola Bíblica

Autores

  • Gustavo Zamproni Gomes

DOI:

https://doi.org/10.35521/unitas.v9i1.2511

Resumo

Este artigo objetiva trazer para discussão a importância de se considerarem os atributos do espaço físico em contextos de Escola Bíblica, notadamente ao empregar metodologias ativas. Com atenção a aspectos teórico-conceituais de arquitetura, psicologia e pedagogia, sobretudo a pedagogia cristã, abordam-se o comportamento da criança no espaço e possíveis entrelaces de ambiente, infância e aprendizado, pontuando desdobramentos, paralelos e bases bíblicas ligadas ao crescimento espiritual da criança. Ao final, um caso de estudo envolvendo uma turma de “juniores” responde à reflexão prévia, enunciando benefícios e subsídios em favor de práticas simples e encorajadoras do uso criativo do ambiente de ensino.

Biografia do Autor

Gustavo Zamproni Gomes

Arquiteto e Urbanista pela Universidade Federal do Espírito Santo. Atuante em pesquisa nas áreas de Paisagem, Práticas espaciais e Evolução Urbana e, de maneira independente, nas áreas de literatura e religião.

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Publicado

2021-09-13

Edição

Seção

Dossiê: Rubem Alves: educação e religião