A UNIDADE COMO CAMINHO DE ADESÃO A CRISTO: VIDA COMUNITÁRIA NOS SEMINÁRIOS CATÓLICOS

Autores

  • Felipe Capestana da Silva Universidade Católica Dom Bosco
  • Cesar Augusto Veras Universidade Católica Dom Bosco
  • Marcio Bogaz Trevizan Universidade Católica Dom Bosco

DOI:

https://doi.org/10.35521/unitas.v9i1.2507

Resumo

O objetivo deste artigo consiste em discutir a importância da vida comunitária no processo de formação daqueles que desejam abraçar o sacerdócio católico. Este trabalho não tem por intuito esgotar o tema, mas apontar linhas de reflexão para pensarmos os relacionamentos interpessoais como um meio de configuração à Cristo.  O método adotado foi a pesquisa bibliográfica. Nossas pesquisas dão conta que viver em comunidade requer um processo de transformação pessoal. Tal transformação permite ultrapassar e superar as dificuldades, gerando a comunhão como princípio que une e integra aqueles que partilham a vida em comum. Nessa perspectiva, a vida comunitária, na formação sacerdotal, se apresenta como um caminho; não um caminho qualquer, mas um caminho de encontro com os outros. Para que o caminho de encontro com os outros seja firmado e continuado, este deve ser sustentado pela unidade.

Biografia do Autor

Felipe Capestana da Silva, Universidade Católica Dom Bosco

Bacharel em Filosofia pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) e graduando em Teologia pela mesma instituição. Atualmente pesquisa nas áreas de fenomenologia e ética, com ênfase em Emmanuel Levinas.

Cesar Augusto Veras, Universidade Católica Dom Bosco

Bacharel em Filosofia pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) e Especialista em Docência no Ensino Superior e em MBA Executivo em Gestão Empresarial pela mesma instituição. Atualmente cursando graduação em Teologia pela UCDB. Pesquisou e publicou nas áreas de Filosofia Antiga, Contemporânea, Política e História das ideias.

Marcio Bogaz Trevizan, Universidade Católica Dom Bosco

Bacharel em Filosofia pela Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL);Bacharel em Teologia pela Faculdade Dehonina, Taubaté - SP; Licenciado em Pedagogia pela Universidade da Grande Dourados (UNIGRAN); Especialista em Teologia (UNIFAI); Mestre em Educação, na linha de História da educação, memória e sociedade, pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD); Doutor em Filosofia pela Universidad Catolica Argentina (UCA). Possui experiência como professor nos cursos de Educação à Distância (EAD) da UCDB, bem como na formação de jovens e adolescentes. Atualmente é professor de Filosofia, Teologia, Humanidades, e orientador de TCC dos cursos de Pós Graduação (Lato Sensu) na Universidade Católica Dom Bosco (UCDB).

Downloads

Publicado

2021-09-13