EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS NO DOCUMENTO CURRICULAR DA SEEC-RN: O ENSINO RELIGIOSO

Autores

  • Thiago Nascimento Torres de Paula Fundação de Apoio à Pesquisa do Rio Grande do Norte (FAPERN)
  • Natália Pereira Medeiros

DOI:

https://doi.org/10.35521/unitas.v8i2.2405

Resumo

Este artigo propôs analisar a importância da Educação em Direitos Humanos (EDH) no Documento Curricular da Secretaria de Estado da Educação e da Cultura do Rio Grande do Norte (SEEC-RN), especificamente analisando o componente curricular do Ensino Religioso. O estudo foi realizado ano de 2019, caracteriza-se por uma abordagem qualitativa, pesquisa bibliográfica, e, a partir da análise exploratória documental, constatamos que os princípios da EDH perpassam não só a introdução geral do Documento Curricular/RN como também o componente curricular em exame, de modo a reforçar a importância deste campo educacional transversal e multidimensional.

Biografia do Autor

Thiago Nascimento Torres de Paula, Fundação de Apoio à Pesquisa do Rio Grande do Norte (FAPERN)

Pós-Doutor em Educação pela UFRN (PNPD/Capes/2017-2018), Doutor em História pela UFPR (2016), Mestre em História pela UFRN (2009), Bacharel e Licenciado em História pela UFRN (2005). Professor Colaborador do Mestrado em História dos Sertões da UFRN, também colaborador da Pós-Graduação Lato Sensu do IFRN, Pesquisador do LEHS/UFRN (Laboratório de Experimentação em História Social da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Educador em Direitos Humanos da SEEC-RN.

Natália Pereira Medeiros

Graduada em Pedagogia pela UFRN (2019). Realizou estágio de 24 meses no NEEPDH (Núcleo Estadual de Educação para Paz e Direitos Humanos), setor pedagógico da SEEC-RN, dedica-se as pesquisas voltadas ao ensino religiosos e suas novas orientações.

Downloads

Publicado

2020-12-15

Edição

Seção

Dossiê: Teologia e Direitos Humanos