ENSINO RELIGIOSO EM SALA DE AULA: CONTRIBUIÇÕES À FORMAÇÃO DO ALUNO E À APRENDIZAGEM DE VALORES

Autores

  • Isaac Pinto da Silva

DOI:

https://doi.org/10.35521/unitas.v2i0.225

Resumo

A religiosidade é uma dimensão constitutiva da realidade humana e o Ensino Religioso escolar tem como proposta a educação desta dimensão da vida humana com o objetivo de proporcionar uma formação integral da pessoa. Sua função específica exercitar o educando para que se dê conta da dimensão transcendente da sua vida e levá-lo a viver na intensidade de si mesmo, traduzindo a sua religiosidade em atitudes práticas, em harmonia com sua percepção do mundo, das relações sociais, da ética, moral e justiça. Na escola, Ensino Religioso e os professores exercem a função de ampliar a relação das diferentes denominações religiosas e, sobretudo, distinguindo entre o essencial e o acessório, bem como favorecer e criar espaço de tolerância e respeito. Nas instituições religiosas existem, em sua relação social, normas, regras e condutas que exercem influência no processo de formação básica da criança. Em se tratando da sua relação com o educacional sugere reflexão e integração do fenômeno religioso como saber fundamental para a formação integral do aluno. A pesquisa bibliográfica, com aplicação do método qualitativo, possibilitou obter as informações necessárias em relação à contribuição do Ensino Religioso na formação básica do indivíduo na aprendizagem de valores. Pode-se concluir que o Ensino Religioso escolar pode propiciar aos educandos uma compreensão melhor do cotidiano escolar, da vida, do mundo e suas relações, sendo, portanto, importante na formação básica do cidadão.

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Publicado

2015-03-31

Edição

Seção

Artigos