MÍDIA, EMPREENDEDORISMO E PODER: O CASO DA IGREJA UNIVERSAL DO REINO DE DEUS

Autores

  • Alves Granier Granier Lion G. Alves UNIDA

DOI:

https://doi.org/10.35521/unitas.v4i1.171

Resumo

O presente artigo procura discorrer brevemente sobre o crescimento da IURD no campo religioso brasileiro, da sua origem até 1990. Foi analisado o crescimento expressivo da denominação religiosa a partir do rádio e da tevê.  A instituição inovou o modelo de igreja brasileira, rompendo com modelos tradicionais, sofreu rupturas e inovações, a partir disso, trouxe uma nova parceria entre os meios de comunicação social e a religião. A igreja promoveu para a religião, uma experiências inédita através dos meios de comunicação social, tornando seu crescimento expressivo. Outro fator fundamental para sua expansão no território nacional foi à retórica. Dotada de técnicas persuasivas, a denominação usa a retórica somada a técnicas empreendedoras para conseguir persuadir os ouvintes.

Biografia do Autor

Alves Granier Granier, Lion G. Alves UNIDA

Especialista em Ensino Religioso pela Faculdade de Ciências e Educação do Espírito Santo (UNIVES/2012), formou-se em Teologia pela Faculdade Unida de Vitória (2011/UNIDA) e Filosofia pela Faculdade de Nanuque (2013/FANAN), obtendo o título de Bacharel em Teologia e Licenciado em Filosofia. Pesquisa: História do Cristianismo Primitivo e Medieval, História do Pensamento Religioso e História da Filosofia Cristã. Recentemente pesquisa o helenismo e suas principais correntes: Ceticismo, Estoicismo e Epicurismo a partir dos seguintes temas: Ética e Moral, Bem, Verdade, Alma, Deus.

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Publicado

2016-06-07

Edição

Seção

Artigos