Sobre a Revista

Foco e Escopo

As instruções para publicação:

 A) Formato do arquivo: Microsoft Word versão 95 ou superior; fonte Times New Roman, corpo 12, com espaçamento simples; página tamanho A4 e as margens com 3 cm.

B) Título centralizado, sem negrito ou grifo, na primeira linha da primeira página. Subtítulos (se houver) sem adentramento, sem negrito ou grifo, numerados em algarismo arábicos.

C) Nome(s) do autor(es/as), remetendo a uma nota de rodapé em que constem titulação, função e instituição a que se vincula (m). O(s) nome(s) do(s) autor(es), assim como do(s) co-autor(es), deve(m) estar duas linhas abaixo do título, alinhado(s) à direita, seguido(s) da(s) respectiva(s) titulação(ões) e da sigla da instituição de filiação, se houver.

C) Resumo do trabalho em português, e Palavras-chave (entre 3 e 5 palavras).

D) ABSTRACT (100 e 150 palavras) e KEYWORDS, em inglês (entre 3 e 5 palavras).

E) Tamanho do artigo: entre 35.000 e 50.000 caracteres (5500 a 8.000 palavras).

F) Sequência do trabalho: título, nome(s) do(s) autor (es); texto; notas e referências bibliográficas; anexos e/ou apêndices.

G) Todas as indicações de referências deverão vir em nota de rodapé no sistema autor-data. A primeira referência à determinada obra deverá vir completa e as seguintes utilizarão o modelo SOBRENOME, ANO, PÁGINA, conforme exemplos a seguir:

Livros e capítulos de livros

  • HAGEN, Susan K. Allegorical Remembrance. A Study of The Pilgrimage of the Life of Man as a Medieval Treatise on Seeing and Remembering. Athens & London: University of Georgia Press, 1990, p. 30.

    HAGEN, 1990, p. 49.

    ZILBERMAN, Regina. Estética da recepção e história da literatura. São Paulo: Ática, 1989, p. 50-51.

    ZILBERMAN, 1989, p. 77.

    MAUPEU, Philippe. Bivium: L’Écrivain Nattier et le Roman de la Rose. In: DUVAL, Frédéric Duval & POMEL, Fabienne (ed.). Guillaume de Digulleville. Les Pelérinages Allégoriques. Rennes: Press Universitaires de Rennes, 2008, p. 25.

    MAUPEU, 2008, p. 29.

    ADRIANO FILHO, José. “O método histórico crítico e seu horizonte hermenêutico”. Estudos de Religião, v. 35, 2008, p. 33.

    ADRIANO FILHO, 2008, p. 37.

    CLIFFORD, R. J. “The use of the Hoy in the Prophets”. Catholic Biblical Quarterly, 28, 1966, p. 460.

    CLIFFORD, 1966, p. 464.

    Nas referências

    ADRIANO FILHO, José. “O método histórico crítico e seu horizonte hermenêutico”. Estudos de Religião, v. 35, p. 28-39, 2008.

    CLIFFORD, R. J. “The use of the Hoy in the Prophets”. Catholic Biblical Quarterly, 28, p. 458-464, 1966.

    Citações diretas:

    Até três linhas deverão estar no corpo do texto entre aspas. As citações diretas com mais de 3 (três) linhas deverão ser apresentadas em paragrafação especial: recuo à esquerda, em relação ao corpo do texto, fonte Times News Roman, corpo 11.

    Texto da Internet:

    GUSMAM, Alexandre de. História do Predestinado Peregrino e seu Irmão Precito. 2ª ed. Évora: Editora da Universidade, 1685. Disponível em http://www.archive.org/details/historiadopredes00gusm. Acesso em 20/03/2009.

    Referências

    Devem vir ao final do texto, em corpo 12, ordem alfabética, sem numeração, sem adentramento, espaçamento simples, apresentadas de acordo com as normas da ABNT. 

Periodicidade

Revista eletrônica semestral.

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

Histórico do periódico

Unitas – Revista Eletrônica de Teologia e Ciências das Religiões é uma publicação semestral eletrônica de acesso livre (ISSN 2358-3037) da Faculdade Unida de Vitória. Publica textos inéditos de pesquisadores e discentes nas áreas de teologia e ciências das religiões, ou outras áreas, que possuam uma relação temática com o fenômeno religioso e suas várias expressões e os resumos das comunicações apresentadas nos Simpósios do Mestrado em Ciências das Religiões.

Missão: Divulgar pesquisas científicas acerca do fenômeno religioso e suas expressões na vida humana e ser um espaço aberto à reflexão teológica e ao acesso à dinâmica essencial da existência humana: história, economia, cultura, política, arte, geografia, sociedade meio ambiente e suas variações. Difundir o conhecimento científico da área da teologia e das humanidades em geral. Ser memória pública da produção de conhecimento contemporâneo acerca do fenômeno religioso. Oportunizar a divulgação da produção científica discente.

Termo de Responsabilidade ética de Autoria para submissão de artigos

Declaro que identifiquei de forma clara e citei corretamente trabalhos de outros autores que tenham sido utilizados neste trabalho. No caso de ter utilizado frases retiradas de outros autores, referenciei-as devidamente ou, se as redigi com palavras diferentes, indiquei o original de onde foram extraídas. Declaro que não há qualquer plágio (apropriação indevida da obra intelectual de outra pessoa, assumindo implícita ou explicitamente a autoria da mesma, ainda que por omissão) no texto entregue para publicação e que reconheço que tal prática poderia resultar em sanções disciplinares e legais.

CHAMADA PARA ARTIGOS 2023

2023/1 - DOSSIÊ: O conceito de intelectual orgânico e a sua relevância para a Teologia e as Ciências das Religiões

Submissões até 31/05/2023

O conceito de intelectual orgânico é discutido e refletido pelo filósofo Antônio Gramsci. Ele entende que o/a intelectual não pode ter uma reflexão abstrata e distante da vida comunitária, dos movimentos sociais, do cotidiano histórico e contextual.  Qual é a relevância do conceito de intelectual orgânico para a Teologia e as Ciências das Religiões? O Dossiê acolhe pesquisas que refletem o conceito de intelectual orgânico na inter-relação com a Teologia e as Ciências das Religiões.

Proponentes:

Dra. Claudete Beise Ulrich – Faculdade Unida de Vitória

Dr. Celso Gabatz – Faculdades EST

Dr. José Mario Gonçalves – Faculdade Unida de Vitória

Dr. Glauco Barsalini – PUC – Campinas

Doutorando Wallace Soares da Cruz – Faculdade Unida de Vitória

2023/2 - DOSSIÊ: Licenciatura em Ciência(s) da Religião: epistemologias, metodologias, campo de aplicação, práticas e estágios em espaços formais e não formais de educação.

Submissões até 31/07/2023

O presente Dossiê acolhe pesquisas que abordem o movimento das licenciaturas em Ciência(s) da Religião no âmbito da história e da legislação para a elaboração, construção e aprovação das Diretrizes Curriculares Nacionais para as Licenciaturas em Ciência(s) da Religião (DCNs, 2018). Procura refletir sobre epistemologias, quadros teóricos, metodologias e campos de aplicabilidade da formação em Ciência(s) da Religião para o Ensino Religioso, em espaços formais e não formais de ensino, seja através da consultoria, da pesquisa e ou assessoria. Acolhe também experiências sobre práticas pedagógicas e estágios realizados ao longo do Curso de Licenciatura em Ciências da Religião.

Proponentes:

Profa. Me. Ana Maria Furtado – Faculdade Unida de Vitória - ES

Profa. Dra. Claudete Beise Ulrich – Faculdade Unida de Vitória - ES

Profa. Dra. Elisa Rodrigues – Universidade Federal de Juiz de Fora - MG

Prof. Dr. Flávio Schmitt – Faculdades EST São Leopoldo – RS