Evangélicos e a sociedade em rede. As eleições de 2018 e o impacto das redes sociais no Brasil

Autores

  • Nelson Lellis Ramos Rodrigues UENF

DOI:

https://doi.org/10.20890/reflexus.v13i21.962

Resumo

Analisando a partir de autores e autoras que laboram acerca do fenômeno de uma espiritualidade voltada para a esfera virtual e seus desdobramentos que perpassam a mística e as relações interpessoais, o presente artigo aborda essa espiritualidade virtual em relação à política brasileira, delimitada aqui nas eleições presidenciáveis de 2018. Com o advento da internet, é possível afirmarmos, baseados em Castells, que a audiência tornou-se mais seletiva devido à multiplicidade de mensagens e fontes. As pessoas acessam aquilo que lhes interessa. E, segundo pesquisa divulgada pelo IBGE, a transmissão da mensagem é a principal finalidade de acesso à internet. Este relatório pretendeu, a partir da análise de dados divulgados por institutos de pesquisas, compreender como a espiritualidade-política-virtual teve participação efetiva na candidatura de Jair Bolsonaro à presidência do Brasil.

Biografia do Autor

Nelson Lellis Ramos Rodrigues, UENF

Doutorando em Sociologia Política pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (Uenf); mestre em Ciências das Religiões, especialista em Ensino Religioso e graduado em Teologia pela Faculdade Unida de Vitória-ES. Membro do Grupo de Pesquisa DT-Crelig (Dinâmicas Territoriais, Cultura e Religião). Docente (bolsista Capes) do PPGSP.

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Publicado

2019-06-19

Edição

Seção

Artigos