Currículo, diversidade religiosa e emoção: olhares multiculturais

Elisa Gonsalves, Marilene Salgueiro

Resumo


O artigo visa contribuir com a reflexão sobre as emoções e seu papel determinante no currículo. Destaca a importância dos olhares multiculturais para o tratamento dado às religiões nas escolas. É uma pesquisa bibliográfico-qualitativa partindo da ideia que o campo da educação emocional reconfigura a ideia de prática curricular. Para tanto, nesta reflexão, busca-se resgatar as principais contribuições teórico-metodológicas quando se trata do campo do currículo desde as suas origens bem como entender seus impactos para o cotidiano escolar, especificamente acerca dos seus desdobramentos nesse cotidiano. Conclui-se que o campo da educação emocional é fértil e traz elementos inovadores para a compreensão da prática curricular, favorecendo a emergência de novos olhares para a vida escolar.


Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.20890/reflexus.v13i21.833

Apontamentos

  • Não há apontamentos.