Discutindo o gênero literário do Evangelho de Tomé: Os Evangelhos de Sentenças

Autores

  • José Aristides da Silva Gamito Seminário Diocesano Nossa Senhora do Rosário

DOI:

https://doi.org/10.20890/reflexus.v12i20.790

Resumo

O gênero literário “evangelho” comporta quatro variações: Evangelhos de sentenças, de diálogos, de narrativas e de discursos. O Evangelho de Tomé é um evangelho de sentenças e a importância deste gênero está no fato de ser uma forma textual primitiva na história da transmissão dos ensinamentos de Jesus. O processo de formação das crenças do cristianismo primitivo dependeu num primeiro momento destas tradições.

Biografia do Autor

José Aristides da Silva Gamito, Seminário Diocesano Nossa Senhora do Rosário

Bacharel e licenciado em Filosofia, especialista em Docência do Ensino Básico, em Docência do Ensino Superior, em Língua Latina e Filologia Românica e mestre em Ciências das Religiões; professor de Lógica Simbólica no Seminário Diocesano Nossa Senhora do Rosário, Caratinga-MG. E-mail: joaristides@gmail.com.

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Publicado

2018-12-07

Edição

Seção

Dossiê: Religião e narrativas do cristianismo dos primeiros séculos