ORÍGENES: ESPERANÇA ESCATOLÓGICA ONTEM E HOJE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20890/reflexus.v15i1.785

Resumo

A compreensão da teologia na atualidade requer conhecimento da história da igreja, a formação de seus dogmas e a defesa da fé. Portanto ao estudar Orígenes, podemos entender a esperança escatologia hoje, muito mística que   mostra as mesmas influências neoplatônicas  apontadas no dualismo grego. É uma escatologia puramente espiritualista segundo a qual todos os intelectos retornarão a seu estado original de harmonia e comunhão com Deus. É evidente que com isto estamos longe de pensar que no seu contexto histórico-cultural e político-nacional não tivesse podido ser autenticamente um oásis fremente de provocação teórica e social. Por outro lado, e no que toca ao caso particular de toda a Teologia Patrística, procurámos mostrar que o seu trabalho merece apreciável destaque, pelo carácter brilhante e inusitado de Orígenes, que viveu em um período tão indefinido, pensando além de sua época caracterizada por um paupérrimo contexto da cultura e teologia helênica.

Biografia do Autor

Ashbell Redua, Faculdade Unidade de Vitória

Nascido em Mantena-MG, em 1958, cursou o Bacharel em Teologia pelo Seminario Presbiteriano do Norte em 1989, Validação da Teologia pela Universidade Presbiteriana Mackenzie em 2007, Bacharel em Direito pela Universidade Presbiteriana Mackenzie-Rio, em 2010, Especialista em Direito Ambiental pela Universidade Gama Filho, Especialista em Direito Militar pela Universidade Castelo Branco, Mestrando em Ciência da Religião pela Faculdade Unidade de Vitória (2018).

Referências

ALTANER, Bethold. Alfred Stuiber. Patrologia, Vida, Obras e Doutrina dos Padres da Igreja. São Paulo: Paulinas, 1972.

BITTENCOURT, Benedito de Paula. Problemas de uma Igreja Local: A Igreja em Corinto e a Igreja Contemporânea. Rio de Janeiro: JUERP, 1986.

BETTENSON, H. P. Documentos da Igreja Cristã.Rio de Janeiro: JUERP/ASTE, 2ª ed, 1983.

CAIRNS, Earle E. O Cristianismo Através dos Séculos: Uma História da Igreja Cristã. São Paulo: Vida Nova, 1995.

CROUZEL, Henri. Orígenes. Un teólogo controvertido. Madrid: Biblioteca de Autores Cristianos. 1998

DANIÉLOU, Jean e MARROU, Henri. Nova História da Igreja. Vol I, Dos primórdios a São Gregório Magno. Petrópolis: Vozes, 1966

FEE, Gordon D. e Douglas Stuart. Entendes o que Lês?: Um guia para entender a Bíblia com o auxílio da exegese e da hermenêutica. São Paulo: Vida Nova, 1997.

FIGUEIREDO, Fernando Antonio. Curso de Teologia Patrística II. A vida da Igreja Primitiva. Petrópolis: Vozes, 1984.

GOMES, C. Polch. Antologia dos Santos Padres. São Paulo: Paulinas, 2ª ed, 1979.

GONZÃLEZ, Justo L. Uma História Ilustrada do Cristianismo, vol. 1: A Era dos Mártires. São Paulo: Vida Nova, 1995.

GONZALEZ, Justo L. Uma História do Pensamento Cristão: Do Início até o Concílio de Calcedônia. Vol 1, São Paulo: Cultura Cristã, 2004

GREGGERSEN, Gabriela. Se não é Verdade é o que? Agostinho contra a Mentira. Disponível em http://www.revistamirabilia.com/Numeros/Num4/artigos/art5.htm, acesso em 21.06.2006

HALE, Broadus David. Introdução ao Estudo do Novo Testamento. Rio de Janeiro: JUERP, 3ª ed, 1989.

HAMANN, A. Os Padres da Igreja. São Paulo: Paulinas. 1980.

HARRIS, R. Lair, et al. Dicionário Internacional de Teologia do Antigo Testamento. São Paulo: Edições Vida Nova, 1998.

KELLY, J.N.D. A Santíssima Trindade nos Escritos dos Santos Padres dos Primeiros Séculos. Disponível em http://www.psleo.com.br/ssma_trind03.htm, acesso em 21.08.2006.

LEPARGNEUR, Hubert. Esperança e Escatologia. São Paulo: Paulinas, 1974.

MILNE, Bruce. Ensinando as Doutrinas Bíblicas. São Paulo: ABU. 1996.

MONTEIRO, Aline Torres. Orígenes: uma chave de leitura. Curso de Teologia Patrística, oferecido pela Faculdade de São Bento do Rio de Janeiro no período de 23 a 27 de outubro 2006. O esquema se refere a compreensão em Sala de Aula.

MOUNCE, Robert H. Novo Comentário Bíblico Contemporâneo: Mateus. São Paulo: Vida, 1996.

REALE, Giovanni et al. História da Filosofia: Patrística e Escolástica . São Paulo: Paulus, 2ª ed. 2005.

ORÃGENES, Comentário do Salmo 114, 7. Disponível em http://www.vatican.va/holy_father/john_paul_ii/audiences/2005/documents/hf_jp-ii_aud_20050126_po.html, acesso em 21.05.2006.

BOEHNER, Etienne Gilson Philotheus. História da Filosofia Cristã: Desde as Origens até Nicolau de Cusa.Rio de Janeiro: Vozes, 7ª ed.,2000.

ROWLEY, Harold Henry. A Importância da Literatura Apocalíptica: Um Estudo da Literatura Apocalíptica Judaica e Cristã de Daniel ao Apocalipse. São Paulo: Paulinas. 1980.

VIVES, José. Los Padres de La Iglesia. Barcelona: Herder, 1971.

Downloads

Publicado

2021-06-29

Edição

Seção

Artigos