PLURALIDADE CULTURAL E RELIGIOSA NO BRASIL: UM OLHAR PENTECOSTAL

Autores

  • Adriano Sousa Lima Professor na programa de pós-graduação strictu-sensu da Faculdade Batista do Paraná, no Centro Universitário Internacional - UNINTER e na Faculdade Cristã de Curitiba.

DOI:

https://doi.org/10.20890/reflexus.v13i21.749

Resumo

O presente artigo vai refletir sobre o pluralismo cultural e religioso no Brasil, desde uma perspectiva pentecostal. O olhar pentecostal para a pluralidade cultural e religiosa nesse texto é positivo e não negativo; é propositivo e dialógico e não apologético. Analisando os últimos dados (sobre as religiões) do IBGE e outras referências bibliográficas, o autor destaca o crescimento das diversas tradições religiosas no país, como um aspecto que legitima inclusive a democracia brasileira. Como fica claro no texto, o objetivo é demonstrar que os pentecostais estão mudando (ainda que lentamente) a maneira de olhar para a diversidade cultural e religiosa no Brasil. Essa mudança implica em aprofundamento (e não esvaziamento) da identidade pentecostal. O autor conclui que a pluralidade cultural e religiosa no Brasil é um fato concreto estabelecido, que exige diálogo e discernimento e não rejeição e condenação. 

Biografia do Autor

Adriano Sousa Lima, Professor na programa de pós-graduação strictu-sensu da Faculdade Batista do Paraná, no Centro Universitário Internacional - UNINTER e na Faculdade Cristã de Curitiba.

Graduado em Teologia pela FAECAD (Faculdade Evangélica das Assembleias de Deus), mestre em Teologia pela PUC do Rio Grande do Sul e doutor em Teologia pela PUC do Paraná.

Referências

BOSI, Alfredo. Cultura Brasileira. São Paulo: Editora Ãtica, 1992.

CARDOSO, Fernando Henrique. Comentário. (in) BASTIDE, Roger. O Candomblé da Bahia. São Paulo: Companhia das Letras, 2001.

DA MATTA, Roberto. O que faz o brasil, Brasil? Rio de Janeiro: Rocco, 1986.

DUCCINI, Luciana, RABELO, Mirian. As religiões afro-brasileiras no Censo de 2010. (in) TEIXEIRA, Faustino, MENEZES, Faustino. Religiões em Movimento. O censo de 2010. Petropólis, RJ: Vozes, 2013.

EUSTÃQUIO, José Diniz. O processo de mudança de hegemonia religiosa no Brasil. Revista da UFRJ, p. 1-20, 2012. Disponível: http://www.ie.ufrj.br/aparte/pdfs/a_mudanca_de_hegemonia_religiosa_no_brasil_02abr12.pdf Acesso em 18/10/2015.

FERNANDES, Sílvia Regina Alves. Os números de católicos no Brasil – mobilidades, experimentação e propostas não redutivistas na análise do Censo. (in) TEIXEIRA, Faustino, MENEZES, Faustino. Religiões em Movimento. O censo de 2010. Petropólis, RJ: Vozes, 2013.

FREIRE, Gilberto. Casa-grande e senzala. Formaçãoda família brasileira sob o regime da economia patriarcal. 51ª Ed. São Paulo: Global, 2006.

_____________. Brasil, Brasis, Brasília. Rio de Janeiro: Record Editora, 1968.

GRIN, Monica, GHERMAN, Michel. Judaísmo e o Censo de 2010. (in) TEIXEIRA, Faustino, MENEZES, Faustino. Religiões em Movimento. O censo de 2010. Petropólis, RJ: Vozes, 2013.

MARIZ, Cecília, GRACINO, Paulo. As igrejas pentecostais no Censo de 2010. (in) TEIXEIRA, Faustino, MENEZES, Renata. Religiões em Movimento. O censo de 2010. Petropólis, RJ: Vozes, 2013.

MORIN, Edgar. O Método. A humanidade da humanidade - a identidade humana. V.5. (Trad. Juremir Machado) Porto Alegre: Sulina, 2005.

NOVAES, Regina. Jovens sem religião: sinais de outros tempos. (in) TEIXEIRA, Faustino, MENEZES, Renata. Religiões em Movimento. O censo de 2010. Petropólis, RJ: Vozes, 2013.

PIERUCCI, Antônio Flávio. Cadê a nossa diversidade religiosa? (in) TEIXEIRA, Faustino, MENEZES, Renata. As religiões no Brasil: continuidades e rupturas Petroplólis, RJ: Vozes, 2011.

____________________. O crescimento da liberdade religiosa e o declínio da religião tradicional: a propósito do Censo de 2010. (in) TEIXEIRA, Faustino, MENEZES, Faustino. Religiões em Movimento. O censo de 2010. Petropólis, RJ: Vozes, 2013.

PINTO, Paulo Gabriel. Islã em números – Os muçulmanos no Censo Demográfico de 2010. (in) TEIXEIRA, Faustino, MENEZES, Faustino. Religiões em Movimento. O censo de 2010. Petropólis, RJ: Vozes, 2013.

PISSOLATO, Elisabeth. “Tradições indígenas†nos censos brasileiros – Questões em torno do reconhecimento indígena e da relação entre indígenas e religião. (in) TEIXEIRA, Faustino, MENEZES, Faustino. Religiões em Movimento. O censo de 2010. Petropólis, RJ: Vozes, 2013.

PRANDI, Reginaldo. As religiões afro-brasileiras em ascensão e declínio. (in) TEIXEIRA, Faustino, MENEZES, Faustino. Religiões em Movimento. O censo de 2010. Petropólis, RJ: Vozes, 2013

RIBEIRO, Darcy. Os brasileiros. Teoria do Brasil. Petropólis RJ: Vozes, 1978.

SANCHIS, Pierri. O campo religioso contemporâneo no Brasil. (in) ORO, Ari Pedro, STEIL, Carlos Alberto. Globalização e Religião. Petropólis, RJ: Vozes, 1997.

TEIXEIRA, Faustino. O pluralismo religioso como novo paradigma para as religiões. In: Concilium, n 319. Petrópolis: Vozes, 2007.

TEIXEIRA, Faustino; MENEZES, Renata. Religiões em Movimento. O censo de 2010. Petrópolis: Vozes, 2013.

USARSKI, Frank. As “religiões orientais†Segundo o Censo Nacional de 2010. (in) TEIXEIRA, Faustino, MENEZES, Renata. Religiões em Movimento. O censo de 2010. Petropólis, RJ: Vozes, 2013.

VANNUCCHI, Aldo. Cultura Brasileira. São Paulo: Loyola, 2002.

VIGIL, José Maria. Teologia do pluralismo religioso. Para uma releitura pluralista do cristianismo. São Paulo: Paulus, 2006.

Downloads

Publicado

2019-06-19

Edição

Seção

Artigos