LINGUAGEM INCLUSIVA: RELATO DE DUAS EXPERIÊNCIAS SOBRE A COMPOSIÇÃO MUSICAL SACRA E JUSTIÇA DE GÊNERO

Louis Marcelo Illenseer

Resumo


Este artigo apresenta, analisa e discute questões relacionadas à justiça de gênero utilizando como critério transversal a utilização de linguagem inclusiva de gênero nos processos de composição de música sacra. Para tanto, são apresentados relatos referentes a dois eventos distintos que envolvem a temática: 1) o Musisacra, festival de música sacra do Sínodo Espírito Santo a Belém, da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB); e 2) encontros de produção de recursos litúrgicos da organização ecumênica Red Crearte. Os relatos demonstram a importância e a necessidade do tratamento transversal da linguagem inclusiva nos processos de criação musical como ferramenta para a construção da justiça de gênero nas relações entre mulheres e homens.

This article presents, analyzes and discusses questions related to gender justice, using as a transversal criterion the use of gender inclusive language in the processes of sacred music composition. For this purpose, reports on two different events involving the theme are presented: 1) Musisacra, sacred music festival of the Espírito Santo Synod to Belém, of the Evangelical Church of Lutheran Confession in Brazil (IECLB); and 2) meetings for the production of liturgical resources of the ecumenical organization Red Crearte. The reports demonstrate the importance and necessity of the transversal treatment of inclusive language in the processes of musical creation as a tool for the construction of gender justice in the relations between women and men.


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DOI: http://dx.doi.org/10.20890/reflexus.v12i19.715

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