JEAN DE LERY E ROGER WILLIAMS E A COMPREENSÃO DO NATIVO AMERICANO EM “VIAGEM À TERRA DO BRASIL” E “A KEY INTO THE LANGUAGE OF AMERICA”

Autores

  • Adriel Moreira Barbosa Universidade Metodista de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.20890/reflexus.v14i2.693

Resumo

Este trabalho ocupa-se de duas literaturas do período colonial: Viagem à Terra do Brasil, escrito em 1578, por Jean de Léry, e A Key Into the Language of América, escrito por Roger Williams, em 1643. A escolha dos personagens e seus textos deve-se ao fato de que ambos representam o pensamento europeu e protestante em diferentes contextos e momentos da colonização americana. O objetivo é comparar a forma como ambos elaboram seu discurso sobre mundo do índio, a partir de algumas referências destacadas de suas obras. Busca-se compreender como estes textos revelam a constituição de um lugar hermenêutico caracterizado pela fronteira entre dois mundo, nascido da estranheza frente ao mundo do outro e o reconhecimento de sua legitimidade e de seus direitos, e do efeito em seu próprio mundo cristão e civilizado, criticado em comparação ao dito selvagem.

Biografia do Autor

Adriel Moreira Barbosa, Universidade Metodista de São Paulo

É graduado em Teologia pela Universidade da Grande Dourados (UNIGRAN), mestre e doutorando em Ciências da Religião pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP). E-mail: adriel_barbosa@icloud.com. Currículo Lattes http://lattes.cnpq.br/3895458050406814

Downloads

Publicado

2020-12-14

Edição

Seção

Artigos