Processos Educativos e Religiosidade no Ensino: A Escola, Religiosidade e o Sagrado como uma tríade na contenção da violência escolar e na propagação da Cultura de paz

Autores

  • Marcelo Máximo Purificação, Elisângela Maura Catarino, Eduardo Gusmão de Quadros UNIFIMES - GOIAS e Universidade de Coimbra

DOI:

https://doi.org/10.20890/reflexus.v11i18.506

Resumo

Este texto, que provém da tese, realizada no âmbito do doutorado em Ciências da Religião na PUC-Goiás (2010-2014), pretende analisar a renovação do pensamento estratégico, no combate a violência vivenciada no ambiente escolar. Os “Peace Studies” ou Estudos da Paz abordam e identificam a concepção de violência e de paz na concepção de alunos do 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola estadual em Luziânia – Goiás. O foco do estudo recai nos Processos Educativos utilizados a partir da disciplina de Ensino Religiosos que através da tríade Escola, Religiosidade e o Sagrado, tem por finalidade o desenvolvimento de uma cultura promotora da PAZ. Procurou-se, através do método explicativo, complementado por uma extensa análise bibliográfica e documental, encontrar e trabalhar os conceitos de violência; paz e do Sagrado. Como hipótese e guisa de argumentação, buscou-se compreender que a educação e todos os organismos que envolvem a construção desta em função da paz, podem ser a solução mais eficaz para o fim dos conflitos vivenciados nos espaços escolares. E o Sagrado, materializado na subjetividade da voz dos sujeitos e expressos e em desenhos, confirma isso.This text comes from the thesis, carried out under the PhD in Religious Sciences at PUC-Goiás (2010-2014), aims to analyze the renewal of strategic thinking in the fight against violence experienced in the school environment. The Peace Studies or Peace Studies approach and identify the conception of violence and peace in the conception of students of the 9th grade of a state school in Luziânia - Goiás. The focus of the study falls on the Educational Processes used from the Discipline of Religious Education that through the triad School, Religiosity and the Sacred, has the purpose of developing a culture that promotes PEACE. Through the explanatory method, it was complemented by an extensive bibliographical and documentary analysis, to find and to work the concepts of violence; Peace and the Sacred. As a hypothesis and as an argument, it was sought to understand that education and all the organisms that involve the construction of this one in function of peace, can be the most effective solution to the end of the conflicts experienced in the school spaces. And the Sacred, materialized in the subjectivity of the voice of the subjects and expressed and in drawings, confirms it.

Biografia do Autor

Marcelo Máximo Purificação, Elisângela Maura Catarino, Eduardo Gusmão de Quadros, UNIFIMES - GOIAS e Universidade de Coimbra

Pós-Doutor Júnior em Educação pela Faculdade de Psicologia e Educação da Universidade de Coimbra (UC-PO, 2014-2016), Pós-Doutorando em Formação de Professores e Identidade Cultural/Gênero - Escola Superior de Educação de Coimbra/ESEC (2016-), supervisionado pela profª Drª Filomena Teixeira. Doutor em Ciências da Religião - área de concentração Movimentos Sociais (Pontifícia Universidade Católica de Goiás-(PUC-GO, 2010-2014,Conceito 5 na CAPES), orientado pelo prof. Dr. Eduardo Gusmão de Quadros. Mestre em Teologia com área de concentração em Educação Comunitária - Infância e Juventude pela Faculdade EST/Universidade Federal do Rio Grande do Sul (FEST/UFRGS, 2007-2009, Conceito 6 na CAPES), orientado pela profª Drª Marga Janete Ströher. Mestre em Ciências da Educação -área de concentração Currículo pela Universidade Evangélica (UEP,2006-2009). Possui especialização em Docência do Ensino Superior (2003); Gestão e Orientação Educacional (2008); Educação Matemática (2011) e Gestão de Sala de Aula no Ensino Superior (2017). Possui formação a nível de Graduação multidisciplinar, com Licenciatura Plena em: Matemática (UEG); Pedagogia(ICSH/UFG); Filosofia (FBB/UNIT); e Bacharelado em Teologia (FATEBOV) (Cursados entre 1994 a 2012). É Professor P-IV Estatutário na SEDUCE Goiás(1999-) e Professor Titular no U/F Mineiros- UNIFIMES (2014, também estatutário). Está como Professor Associado da ANPED - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (no Brasil, 2012-) e na AFIRSE - Associação Francofone de Pesquisa Científica em Educação (em Portugal, 2014-). Líder do GEP-NEPEM- Núcleo de Estudos, Pesquisas e Extensão Multidisciplinar da UNIFIMES (2014-, com pesquisas nas áreas de Processos Educativos e Formação de Professores) e líder do Grupo de Estudo e Pesquisa em Psicologia, Neurociências e Educação (GEP - PNEdu) da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS, 2016 -, com pesquisas na área Educação, Gênero e Identidade), Pesquisador no Grupo de Pesquisa em Educação, Tecnologias Sociais e Desenvolvimento no interior do Amazonas (GPETSDIAM) do Instituto Federal do Amazonas (IFAM, 2016-,com pesquisa na área de Educação e Identidade), no Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação, Religião, Cultura e Saúde da Universidade do Estado da Bahia (GEPERCS/UNEB, 2017-com pesquisas em: Educação, Juventude, Religiosidade e Cultura de Paz) e no Grupo de Fitotecnia (NEPF), UNIFIMES (2016-, com pesquisa na área de Educação do Campo e Sociologia Rural).

Referências

CARON, Lurdes (Org.). O ensino religioso na nova LDB. 2. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 1999.

ELIADE, Mircea. O sagrado e o profano: a essência das religiões. São Paulo: Martins Fontes, 1992.

FONAPER. Ensino Religioso: referencial curricular para a proposta pedagógica da escola. Caderno Temático n.1. São Paulo, 2000.

FONAPER. Fórum Nacional Permanente do Ensino Religioso. Estatuto, art. 3º, 2006. Disponível em: <http://www.fonaper.com.br/>. Acesso em: 25 jun. 2013.

GALIMBERTI, Umberto. Rastros do sagrado: o cristianismo e a dessacralização do sagrado. São Paulo: Paulus, 2003.

GEERTZ, Clifford. A interpretação das culturas. Rio de Janeiro: LTC, 1989.

JUNQUEIRA, Sérgio R. A. O processo de escolarização do Ensino Religioso no Brasil. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002.

MARTELLI, S. A religião na sociedade pós-moderna: entre a secularização e a dessecularização. São Paulo: Paulinas, 1995.

MOLTMANN, Jurgen. Ressurreição: fundamentos, força e meta de nossa esperança. Concilium, n. 283, 1999, p. 110-120.

OTTO, Rudolf. O Sagrado. Lisboa: Edições 70, 2005.

OTTO, Rudolf. O Sagrado: os aspectos irracionais na noção do divino e sua relação com o racional. São Leopoldo: Sinodal/EST; Petrópolis: Vozes, 2007.

RIZZUTO, Ana Maria. O nascimento do Deus vivo: um estudo psicanalítico. São Leopoldo: Sinodal/EST, 2006.

SENA, Luzia (Org.). Ensino religioso e formação docente: ciências da religião e ensino religioso em diálogo. São Paulo: Paulinas, 2006.

TEIXEIRA, Hélio Janny. Da Administração Geral à Administração Escolar: Uma Revalorização do Papel do Diretor da Escola Pública. São Paulo – SP: Editora Edgard Blucher Ltda, 2003.

Downloads

Publicado

2017-12-17

Edição

Seção

Artigos