Os chifres de Moisés: um estudo sobre Êxodo 34.29-30

Autores

  • Willibaldo Ruppenthal Neto Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.20890/reflexus.v11i17.441

Resumo

O presente artigo visa analisar o texto de Êxodo 34.29-30 a partir de uma das traduções possíveis, compreendendo a palavra hebraica קָרַ֛ן como “chifres”. Estes chifres encontram pelo menos três interpretações possíveis: 1) os chifres seriam a arma de Moisés contra os anjos, que se opuseram à sua subida ao céu para receber a Torá; 2) os chifres seriam uma característica de uma máscara ritual, a qual Moisés teria utilizado; 3) os chifres seriam uma alusão ao bezerro de ouro, indicando que seria o próprio Moisés, e não o bezerro, o representante de Deus para o povo.

Biografia do Autor

Willibaldo Ruppenthal Neto, Universidade Federal do Paraná

Aluno do Mestrado do Programa de Pós-graduação em História da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Graduado em História pela UFPR e Bacharel em Teologia pelas Faculdades Batista do Paraná. Integrante da linha de Pesquisa Cultura e Poder e membro discente do Núcleo de Estudos Mediterrânicos (NEMED). Bolsista CNPq - Brasil.

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Publicado

2017-06-30

Edição

Seção

Artigos